Como verificar a presença do sinal LVDS sem osciloscópio

Como verificar a presença do sinal LVDS sem osciloscópio

A ideia deste artigo explicando como verificar a presença do sinal LVDS sem osciloscópio surgiu de uma conversa com meu amigo Fernando José do Clube do Técnico-RJ sobre maneiras práticas para se oferecer soluções para os técnicos de manutenção e aí apareceu a questão do sinal LVDS.

Tenho que deixar registrado aqui publicamente a imprescindível e paciente assessoria do Fernando (mais uma vez) para confecção deste texto uma vez que é um assunto com o qual não estou familiarizado sob o ponto de vista prático, pois não reparo mais estas “encrencas”!

O que é o LVDS?

Um dos sinais mais importantes nas telas digitais sejam elas TVs LCD ou Plasma, monitores, notebooks ou tablets, é o sinal LVDS que pode ser traduzido por Sinal Diferencial de Baixa Voltagem.

Falhas na imagem como baixa qualidade até mesmo a ausência total da mesma podem estar relacionadas à deficiência ou falta do sinal LVDS, daí a importância para o técnico reparador em saber identificar a presença ou não do mesmo.

É óbvio que a melhor maneira de se verificar um sinal eletrônico é com o auxílio do osciloscópio, mas que nem sempre está disponível para muitos técnicos por aí, então seguindo o dito popular que diz que quem não tem cão caça como gato, resolvi lhes oferecer este bichano (adoro gatos, o amigo sincero) e apresentar uma ideia de como verificar a presença (ou ausência) do sinal LVDS sem osciloscópio.

Já que recordar é viver, que tal recorrermos a uma estratégia do passado quando os osciloscópios custavam mais caros que um automóvel e o jeito era resolver tudo com o multímetro que naquela época era analógico e olhe lá.

A turma da velha guarda que começou no tv à válvula e se reciclou chegando até aos atuais LCD e similares deve se lembrar da “ponta de-moduladora” que nada mais era que um diodo para retificar o sinal e fornecer uma tensão DC detectável por um bom instrumento de ponteiro que todo técnico TV carregava na sua maleta juntos com o kit das principais válvulas para resolver tudo na casa do “freguês” que ainda o brindava com bolo de chocolate e cafezinho “passado” na hora.

Passada a seção de nostalgia vejamos como trazer o passado para o presente.

Antes, porém uma breve descrição sobre o sinal LVDS

O sinal LVDS é um trem de pulsos de alta frequência que saí do IC SCALER (em geral um IC tipo BGA) localizado na PCI conhecida como MAIN UNIT ou placa principal em bom português ou também placa de sinal para as telas LCD, LCD LED, PLASMA ou OLED e que é enviado via um cabo multivias (chamado cabo LVDS) e chega até a placa T-CON (timming control) seguindo para a entrada do painel LCD (placa V_COMM).

A conexão, em geral, terá em suas extremidades um resistor da ordem de 100ohms que serve de carga para o sinal.

Localização do conector LVDS

Localização do conector LVDS

O nível deste sinal e da ordem de 350mV pico a pico, portanto cerca de um terço menor que o sinal de vídeo analógico dos velhos tempos que por padrão é 1Vpp.

Sendo assim uma simples retificação de meia onda, como era feita onda, somada com a perda no diodo iria tornar quase impossível ler alguma coisa num voltímetro.

E aí vem a boa e velha teoria para nos lembrar de usar um circuito retificador/dobrador como mostrado na fig.1.

Fig. 1 - Circuito retificador/dobrador de tensão

Fig. 1 – Circuito retificador/dobrador de tensão

Neste caso o melhor seria usarmos dois diodos de germânio como 1N60, por exemplo, cuja queda de tensão é cerca de 0,3V.

A leitura obtida no voltímetro digital ficará variando entre 150 a pouco mais de 200 mV, pois estaremos medindo apenas o valor médio, portanto o podemos usar a escala de 2VDC do voltímetro digital.

Esta medida tem a intenção apenas de constatar a presença ou não do sinal LVDS na “entrada” do painel, portanto não precisamos nos preocupar com o valor encontrado que poderá variar com intensidade do sinal de vídeo que está sendo processado pelo dispositivo digital (tv, monitor, notebook, etc).

Reparem o grifo em “sinal de vídeo que está sendo processado”. Isto porque para detectarmos a presença do sinal LVDS é necessário que algum sinal, preferencialmente, proveniente de uma antena ou cabo esteja presente.

É importante observar que precisaremos colocar um resistor em paralelo com C2 da fig.1 para que tenhamos uma tensão DC a ser medida pelo milivoltímetro.

Os capacitores C1 e C2 podem ser cerâmicos de 100nF e para o resistor em paralelo com C2 foi usado um valor de 100Kohms que é dez vezes menor que a impedância dos voltímetros digitais (11Mohms).

Para os diodos, como já disse, preferi optar pelo 1N60 de germânio que ainda encontramos para comprar.

Em princípio a ideia era apenas montar o circuito mostrado na fig.2 e colocar dois bornes onde seria plugado o multímetro digital que deveria ficar na escala de 2VDC, mas de repente me veio à mente uma daquelas ideias malucas.

Fig. 2A - Circuito da ponta de moduladora

Fig. 2A – Circuito da ponta de moduladora

Fig.2B - Montagem do circuito da ponta de moduladora

Fig.2B – Montagem do circuito da ponta de moduladora

Por que não tornar o “instrumento” autônomo, ou seja, com seu próprio voltímetro?

O voltímetro de painel PM-438, como mostrado na fig.3, se tornou tão barato e fácil de encontrar que atualmente tem sido o meu predileto quando preciso incorporar algum voltímetro (ou amperímetro) em algum projeto.

Fig. 3 - Voltímetro PM 438

Fig. 3 – Voltímetro PM 438

Este voltímetro precisa de uma alimentação entre 8 e 12V para funcionar, então a melhor opção é 9V que tanto pode vir de uma bateria como de um adaptador AC/DC.

Empacotando tudo

Vencida a primeira fase do projeto que é das ideias, restava pensar onde acomodar o circuito e o voltímetro.

Como atualmente estou cada vez mais adepto ao princípio dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) comecei a passear o olhar pelo meu “acervo” de cacarecos à cata do que poderia servir para acomodar o projeto.  Eis que vejo lá numa prateleira do meu “laboratório” alguns cartuchos 950XL vazios da minha antiga impressora HP que estavam lá aguardando a oportunidade de ser útil a sociedade outra vez e pareciam bem atraentes para a empreitada.

Veja na fig. 4 como ficou a montagem final. Só não coube a fonte ou bateria lá dentro, mas isto eu resolvi com um jack P2 para plugar o adaptador ou a bateria externamente.

Fig.4 - Montagem final da ponta de moduladora com voltímetro

Fig.4 – Montagem final da ponta de moduladora com voltímetro

Aproveitei uma ponteira de multímetro e fiz a ponta para pescar o sinal LVDS.

Na fig.5 temos a visão interna da ponta.

Fig.5 - Visão interna da montagem da ponta de moduladora com voltímetro

Fig.5 – Visão interna da montagem da ponta de moduladora com voltímetro

Se você repara muitas telas digitais a versão com o voltímetro pode lhe dar mais agilidade, mas se forem apenas reparos eventuais, basta montar apenas o circuito da fig. 2 e acomodar, por exemplo, dentro de um tubinho de “Cebion” lembrando que neste caso na irá precisa da fonte de 9V.

Talvez eu monte algumas unidades e coloque a venda via Mercado Livre brevemente. Aguardem.

Comentários são sempre muito bem vindos e estimulantes, mas lembre-se de usar o Mozila Fire Fox porque parece haver uma incompatibilidade com outros navegadores cuja causa ainda não descobri.

 

 

 

5/5 - (2 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

60 Comentários

  1. jesus francisco da silva

    Bm dia professor paulo. sou tecnico eletronico de tv . e gostaria de uma dica sua. comprei uma tv da lg modelo 60uf7700 . ao qual ficou na caixa por um tempo motivo construçao. bem quando fui usar funcionou por 20 min e ficou sem imagem. ela tem uma tcom com dois cabos flats de entrada sinais lvds e dois de alimentaçao mais cabos de saida para tela. bem eu desliguei os cabos flats de entrada e ela faz o teste de autogem fica tela verde azul verm branco fica alternando. mas colocar os cabos tem som tela cinza.sera tela placa principal ou tcom como posso medir com osciloscopio as formas de onda tv nova nao queria perder a mesmo peço sua ajuda.

    • Paulo Brites

      Meu caro este artigo foi publicado em 2016.
      De lá para cá eu meu afastei totalmente de reparos de TV e como costumo dizer “a fila andou” e eu fiquei parado.
      Hoje me dedico a outras atividades em eletrônica.
      Vou passar dúvida para o meu amigo Prof. Fernando José e pedir que entre em contato com você. Eletalvez possa te ajudar.

  2. Professor Paulo a figura 2b ,a posiçao dos diodos anodo e catodo nao esta ao contrario do esquema do 2a . vi pela marcaçao dos diodos o traço preto ou estou enganado .

    • Paulo Brites

      É irrelevante neste caso a poalidade na saida porque não estamos usando eletrolitico.

      • A sim, estou lendo brincando com diodos ,para ter de volta lembranças de estudo ,que e muito importante para ter uma boa ideia de certas materias que cai no esquecimento ,e leio todos seus post com artigos importantes ,muito bom para enriquecer de conhecimento esquecido de aulas e livros ,obrigado professor pelo retorno .

  3. Jose tadeu

    Como se comunicar com o Sr.professor ? email ou whats ??

  4. Antonino Matos da silva

    Muito bom gostei do projeto!!

  5. Tarcisio

    Show de bola valeu mesmo

    • Paulo Brites

      Se der certo conta pra gente

  6. Jocimar Duarte

    Gostei da dica.

    • Paulo Brites

      Se der certo conta pra gente

  7. Mozar Gonçalves

    Bom dia. encontra-se pra comprar, já pronta, esta ponta de moduladora com voltímetro para teste de sinal lvds? obrigado

    • Paulo Brites

      Mozart eu cheguei até pensar em fazer, mas não tenho. A montagem é tão simples que pode ser feita por você mesmo.

  8. Mozar Gonçalves

    Gostei muito da dica. obrigado

    • Paulo Brites

      Se usar e der certo conta pra gente

  9. Jailson Ribeiro

    Excelente professor, vou montar um aqui, vai me ajudar muito, parabéns. Um abraço e fique com Deus.

    • Paulo Brites

      Espero que tudo certo Depois conta pra gente

  10. isaias jose da silva

    boa tarde eu entendi o o projeto esquema mais não entendi na pratica poderia dar mais esclarecimento?

    • Paulo Brites

      Isaias, você sabe o que é o sinal LVDS nos televisores LCD?

      O objetivo do artigo é mostrar como verificar a presença deste sinal e não tenho a intenção de tratar de reparação de TVs Isso pode ser visto nas aulas dos curso do Fernando José do Clube do Técnico RJ.

  11. jorge

    Desculpe a ignorância,professor.A posição dos diodos é essa,do desenho mesmo?Não entendi o desenho.Pode me dar uma ajudinha,no entendimento?De qualquer forma,muito obrigado.

    • Paulo Brites

      Sim, está correto Jorge No artigo anterior a estes está a explicação Leia “Brincando com diodos”.
      Abraços

  12. José Silva

    Grande professor tenho aprendido muito com este senhor

  13. Reinaldo Ramos

    Todos artigos do Paulo é maravilhoso! Já adquiri livros de modos de serviço, quando a internet era para poucos e aprendi consertar forno de microondas com o livro dele. Um gênio!

    • Paulo Brites

      Valeu Raimundo

  14. Edson Stach

    Bom dia Professor Paulo Brites , gostei bastante do projeto e gostaria de saber se montar esse circuito com diodo 1N60 , e usar o meu multimetro em 2v , nao terei que colocar alimentação nenhuma no circuito , correto? , Tambem Nao terei que fazer nunhum ajuste para zerar o aparelho, pois a propria tensão do lvds , ja terei base de diagnostico, correto? Pois Comprei os diodos 1N60 e estou aguardando chegar , se puder me tirar essa duvida agradeço.

    • Paulo Brites

      Sim Edson se usar um multímetro externo na precisa alimentação. Teste e diga se deu certo.

      • Edson Stach

        Bom dia professor Paulo , ,conforme havia falado , montei , o teste igualzinho do esquema, e testei em uma tv AOC com tudo normal somente com imagem negativa. Realmente medi nos 6 pares de RXs da vcom , deu a media de 140mv a uns 340mv variando conforme o sinal de entrada. Acredito que deu certo , so que no caso da tv posso concluir que imagem negativa e a tela , correto professor?

        • Paulo Brites

          Olá Edson
          Eu vou encaminhar a tua pergunta para o Fernando José que está mais por dentro deste assunto do que eu.

  15. anderson silveira

    bom dia paulo brites muito interresante esse projeto conforme a figura 2a em cima sai as 2 linhas de negativo e positivo,a 2b não entendi a ligação se juntam as 2 pontas ?

    • Paulo Brites

      Eu não entendi sua dúvida As duas figuras estão exatamente iguais A fig.2a é o circuito e a 2B a montagem de acordo com o circuito. O terra é comum a entrada e a saída. Se for usar o display os terras tem que ser separados, ou seja, não pode juntar o terra do medidor com o da ponta.

    • anderson silveira

      PARECE QUE O FIO AMARELO SE JUNTOU CON O OUTRO NA FIGURA 2B

  16. Claudio Santos

    Bom dia senhor Paulo Brites tô precisando desse esquema do multimetro analogico sanwa 270-ART queimou os 3 resistores de x1,x10 e x100, e tambem os 2 primeiros de miliamper ou até mesmo quem tiver um desse para me passar os valores fico grato,um abraço e saude e sucesso sempre.

    • Paulo Brites

      Prezado Claudio
      Infelizmente não tenho este esquema, mas fica aqui registrado para ver se algum leitor possui e pode ajudar

      Abraços

      • Claudio Santos

        Prezado; Paulo obrigado pelo restorno,sucesso.

  17. Boa tarde Paulo, para reparo em tv lcd led quantos mhz em um osciloscopio precisarei

    • Paulo Brites

      Olá Caio
      Este mês ainda sairá meu e-book sobre Osciloscópio, entretanto posso te dizer que hj em dia não compraria um scope de menos que 100MHz, mas existem outras coisas a considerar.
      Eu tenho um artigo no blog sobre osciloscópio

  18. Paulo para reparo de tv led ou lcd osciloscopio de quantos mhz é preciso

  19. Claudio Santos

    Olá senhor Paulo Briter u tenho uma curiosidade imensa sou técnico em eletrônica e fanatico assim como o senhor a minha curiosidade é o seguinte se tratando de energia solar sei que o senhor é um ciêntista eletrônico gostaria de saber se existe uma formula mais simples de se construir um painel solar com funcionamento perfeito digo qual séria as formula para construir placas energia solar e se é facil de serem encontradas essas formulas sou muito interessado em energia natural gostaria de fazer esta experiência pono a mão na assa até mais.

    • Paulo Brites

      Olá Claudio este é um assunto especifico sobre o qual não tenho conhecimento profundo, mas uma coisa posso te dizer tudo passa primeiro por um bom entendimento dos princípio básicos da eletrônica como eu trato no meu livro.
      No momento estou envolvido com outros projetos e não tempo pra me aprofundar neste assunto, mas existe muita coisa na Internet sobre isso. Cheguei a trabalhar superficialmente com painéis solares quando estava na Fundação dando apoio a um professor da divulgação científica, mas de lá pra cá me desliguei do assunto.

  20. Claudio Santos

    Boa noite Paulo Brites obrigado por responder acho que entednir as duas pontas que sai do R1 ligado nos boners +e- do multimetro séria isso mesmo e as outras para captar o sinal LVDS

    • Paulo Brites

      Correto, é isso

  21. Claudio Santos

    Olá Paulo Brites a minha é a seguinte goatei do circuito e quero testar o meu multimentro é o uni-t dt830b gostaria de saber a onde vai adaptado este circuito dentro dele não mostra tipo na fig,2 obrigado e um abraço.

    • Paulo Brites

      Olá Claudio Se você vai usar um Multímetro digital é só fazer como mostra a fig.2A Ele será ligado sobre o resistor R! Lembre-se que é melhor usar diodos de germânio como o 1N60, mas tentar !N4148 ou 1N914 e ver ser dá certo. O germânio da uma queda de 0,3V e silício 0,7 a leitura ficará menor.
      Brevemente eu talvez monte alguns e coloque a venda no Mercado Livre por 60,00.

      • Claudio Santos

        Olá Paulo Briter orbigado pela dica monta sim vai ter sucesso caso queira divulgar todas as suas publicações gratuito tenho meu fórum de eletrônicacs eletronicacs.fórumbrasil.net
        sucesso sempre abraço.

        • Paulo Brites

          Obrigado Vou participar do forum

          • Paulo Brites

            VOU PARTICIPAR

  22. ARILSON BASTOS

    BRITES SEMPRE INOVANDO COM A SUA DIDÁTICA IRREPARAVEL E EFICIENTE. PARABÉNS PELO SEU ARTIGO EXCELENTE .ENG. ARILSON BASTOS

    • Paulo Brites

      Olá Arilson
      Muito obrigado pelo apoio.
      Abraços

  23. Fernando José

    O amigo Brites sempre com um bom artigo e ensinando de forma simples as coisas que muitos adoram complicar!

    • Paulo Brites

      As pessoas complicam porque querem explicar o que não entendem. Levo muito pesquisando e tentando entender as coisas para depois falar sobre elas.
      Valeu pela participação

    • Paulo Brites

      Obrigado pela participação

  24. edvaldo garcia

    agradeço pelos email recebido muito bom boa noite amigo??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *