Chegou meu brinquedinho novo made in China
Este meu brinquedinho novo made in China, certamente, era tudo que eu gostaria de ter ganhado do Papai Noel quando eu comecei a “mexer” com eletrônica lá pelos meus 14 anos de idade.
Ele é um verdadeiro X-Tudo da eletrônica. Veja só o que o bichinho é capaz de medir:
1) Capacitância (25pF a 100.000uF) e, o mais importante, ESR também.
2) Indutância (0,01mH a 20H).
3) Resistência (0,5 a 50Mohms).
E ainda tem mais: diodos, transistores bipolares e mosfets.
Achou pouco? Ele é capaz de identificar automaticamente os terminais dos transistores e informar os principais parâmetros. Por essa você não esperava, não é mesmo?
Bem, acho que você se interessou pelo meu brinquedinho novo made in China e como o Natal está chegando vai querer pedir um para o Papai Noel. Então, vou lhe contar como tudo aconteceu.
Recentemente um colega estava procurando alguma coisa no site de vendas chinês Aliexpress quando se deparou com este “X-tudo” e resolveu me mandar o link para eu analisar.
Lá encontrei o dito cujo com a seguinte descrição 2014 Newest Transistor Tester Capacitor ESR Inductance Resistor Meter NPN PNP Mosfet e o preço era tentador: $18,54 (frete incluído) o que convertido para nossa moeda daria cerca de quarenta reais.
Quando eu vi que ele também media a ESR dos capacitores meu interesse aumentou.
Há muito tempo venho procurando um medidor de ESR bom e barato para indicar para os leitores do site.
Já encontrei um aqui no Brasil, escrevi para o “fabricante”, e ele nunca me respondeu. Deve estar vendendo muitas unidades por minuto e não tem tempo para responder e-mails dos clientes. Então o jeito é comprar da China mesmo.
Tratava-se de um módulo sem gabinete, como podemos ver na foto que abre o artigo, operado com bateria de 9V e um soquete tipo Zero Force (ver foto ao lado) para se colocar o componente a ser testado.
Explorando o site um pouco mais encontrei outros vendedores com o mesmo aparelhinho em um gabinete, mas neste caso o preço passava para $30 o que daria cerca de setenta reais, o que ainda era um valor bem razoável.
Resolvi arriscar no mais barato para ver como funcionava até porque o display do mais barato é maior.
Usando o “brinquedinho”
Em menos de 20 dias minha encomenda chegou e eu comecei a explorá-lo.
A primeira coisa que vi foi que ele se baseia no microcontrolador Atmega 328 da Atmel (o mesmo do Arduíno) o que explica todas as “mágicas” que ele é capaz de realizar.
Tive que descobrir tudo na base da adivinhação, já não veio nenhum manual de instruções acompanhando aparelho o que, aliás pouco adiantaria, pois provavelmente viria em mandarim!
Pra começar observe na figura abaixo que há um conector tipo Zero Force onde o componente a ser testado deverá ser colocado.
Note a numeração (1-2-3-1-1-1-1) logo acima do conector bem como os terminais ao lado marcados com 1-2-3.
Dava para notar pelas trilhas do circuito impressor que estes três terminais (pontos para soldar) seriam extensões do Zero Force onde se poderiam colocar bornes ligados através de fios.
Inicialmente testei um capacitor usando o conector Zero Force.
Ele foi colocado nas “janelinhas” 1 e 3 (poderia ser 1 e 2 ou 2 e 3) do conector e a leitura apareceu poucos segundos após o display mostrar um auto teste com o valor da bateria de 9V que o alimenta: C = 2358uF e ESR = 0,07ohms o que indicava capacitor estava perfeito (valor nominal 2200uF).
Vale chamar a atenção que o capacitor deverá estar descarregado para ser colocado no teste, pois caso contrário você irá derramar muitas lágrimas sobre o seu falecido e eletrocutado brinquedinho novo.
Continuando a explorar o “X-tudo” coloquei um transistor 2N3055 nos terminais 1, 2 e 3 (através dos bornes que eu coloque externamente) sem me preocupar com o tipo (PNP ou NPN) bem como a disposição dos terminais (base, emissor, coletor). E eis o que apareceu na “telinha”.
Exatamente o que você está vendo, o símbolo do transistor com a indicação de cada terminal, o valor do hfe e a tensão de polarização da junção base-emissor. Demais, não é mesmo?
Minha próxima vítima a ser testada pelo brinquedinho foi um MOSFET.
E mais uma vez lá estava o símbolo do transistor mostrando a existência de um diodo interno entre dreno e supridouro, a identificação de cada terminal, bem como a tensão de estrangulamento gate-supridouro (Vt) e a capacitância da porta.
Finalmente medi a indutância de uma bobina.
Esta é uma excelente aplicação que poderá ajudar a localizar problemas em transformadores chopper e dos utilizados nos circuitos INVERTER dos TV’s LCD, se tivermos outro para comparar as indutâncias dos enrolamentos.
Colocando o módulo numa caixinha
Como eu disse optei pelo módulo mais barato que vem sem gabinete de proteção e logo percebi que seria necessário providenciar um para proteger a placa que fica com os componentes expostos na parte de trás.
Para isso usei uma pequena caixinha plástica tipo Patola onde coloquei também três bornes mini banana nos pinos 1, 2 e 3 para não ficar usando o Zero Force o tempo todo, pois ele é muito frágil e também poder testar transistores grandes como o 2N3055, por exemplo.
Nem tudo são flores sempre tem um “mas”…
Como eu sempre costumo dizer teste bom é aquele que mostra que o componente está ruim. Se o teste indicou que está “bom” nem sempre é uma verdade inquestionável, talvez seja preciso realizar outros testes.
No caso do “X-tudo” também surgiram alguns probleminhas.
Quando tentei testar um transistor tipo Darlington o teste falhou e não foi capaz de identificá-lo apresentando um resultado errado já que o hfe mostrado na telinha estava muito baixo para um transistor de alto ganho como um Darlington.
Outra dificuldade foi encontrada nos transistores de saída horizontal com diodo interno. O teste “se perdeu”.
É preciso que você esteja consciente que não poderá acreditar piamente em alguns resultados e é aí que entra o papel do técnico que é através dos seus conhecimentos saber analisar os resultados obtidos em uma medição.
Entretanto, estes pequenos problemas não depõe contra o aparelho e, a meu ver, o investimento vale a pena.
Só pra lembrar, sábado próximo, dia 20 de setembro, tem atualização técnica com o Fernando José. Dá só uma olhada no que ele preparou desta vez..
Até empre
32 Comentários