Construindo um oscilador senoidal de 1kHz

Construindo um gerador senoidal de 1kHz

Há duas semanas precisei com urgência de um gerador senoidal que me fornecesse, pelo menos,  1kHz ou alguma coisa perto deste valor e cuja forma de onda fosse o menos distorcida possível, pois estou reparando um pré amplificador limitador da Altec (por isso atrasei a publicação dos artigos) e meu gerador “oficial” de funções não sei por onde anda (isso é que dar emprestar coisas para amigos).

No primeiro momento eu não precisava de uma frequência muito exata e sim algo que permitisse seguir o sinal pelo circuito.

Foi aí, no desespero, que eu me lembrei de um gerador senoidal  que eu havia montado há alguns anos com os alunos de um curso de eletrônica que eu ministrava no IATEC.

Como não sou ganancioso vou dividir a ideia com vocês, quem sabe em algum momento pode ser útil.

Desde os meus tempos de estudante de eletrônica me interessava por circuitos osciladores de áudio e pesquisei muito sobre o assunto ainda nos velhos tempos da válvula.

Os tipos de circuitos mais simples para se fazer osciladores senoidais puros (ou quase) são a ponte de Wien e o oscilador por desvio de fase. A ponte de Wien tem o inconveniente de usar um resistor não linear, geralmente substituído por uma pequena lâmpada de filamento, o que torna o projeto e a montagem pouco amigável embora também forneça uma “boa” senóide.

O projeto do gerador senoidal

Como a ideia inicial era fazer um projeto didático e barato optei pelo oscilador senoidal tipo desvio de fase cujo esquema é mostrado a seguir.

Esquema do gerador senoidal por desvio de fase

Esquema do gerador senoidal por desvio de fase

Dá para perceber os componentes utilizados são os mais comuns possíveis e a montagem é bem rápida.

Para quem gosta de saber o que está fazendo

Se você é do meu time que não quer apenas montar e ver funcionando, mas quer saber como o circuito funciona então vamos a uma breve descrição do circuito.

Comecemos de tras para frente. O transistor Q2 está na configuração coletor-comum e fornece baixa impedância na saída que junto com o potenciômetro de 5kohms, que deve ser linear, permite variar o nível d sinal de saída que neste caso foi de 0 a 6Vpico a pico.

O oscilador propriamente dito é composto por Q1 e a malha RC com três resistores iguais (R1, R2, R4) e três capacitores também iguais (C1, C2, C3) e é esta malha que dá o nome ao circuito: desvio de fase.

O sinal do coletor de Q1 é realimentado positivamente para a base através da malha composta pelos três resistores e três capacitores onde cada conjunto RC produz um desvio de fase de 60º e os três juntos os 180º necessários para fazer o circuito oscilar livremente e produzir a onda senoidal.

A frequência do oscilador em quilohertz pode ser calculada aproximadamente por 65/RC se entrarmos com o valor de R em quilo ohm e de C em nanofarads.

No exemplo, feito com os alunos tempos atrás, usamos C = 3,3nF e R = 22kohms o que dá 65/22×3,3 =0,89kHz, ou seja, quase 1kHz.

É importante que os três resistores e os três capacitores tenham valores o mais próximo possível dos calculados a fim de que cada malha produza realmente um desvio de fase de 60º o que garantirá a boa qualidade da senóide gerada.

Na montagem didática optei por usar bateria de 9V, mas no meu caso preferi usar um regulador 7809 alimentado por uma fonte externa de 12V aproveitada de um telefone sem fio descartado.  

A montagem

Abaixo temos o PDF do circuito impresso para a montagem do gerador senoidal desenhado pelo meu amigo Prof. Max Durend que é bom em desenhar PCIs.

Placa de circuito impresso pra montagem

Placa de circuito impresso pra montagem

Quem se interessar em montar este gerador senoidal com esta configuração basta me mandar um e-mail e eu mando o arquivo em PDF no tamanho original.

A seguir temos algumas fotos da montagem e das medições de frequência e da forma de onda no osciloscópio.

Montagem do oscilador

Montagem do oscilador

Medindo a frequência do oscilador

Medindo a frequência do oscilador

 

 

 

Quem gostar da ideia e quiser montar e tiver dúvidas é só me consultar que eu tento ajudar.

Forma de onda do oscilador

Forma de onda do oscilador

4.2/5 - (5 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

64 Comentários

  1. boa tarde paulo,eu ja tive o prazer de comprimenta lo quan participava de um treinamento com fernando jose e voce estava dando uma participaçao e publicando um livro, eu gostaria de adquirir livros sobre fonte chaveada e inversores de onda senoidal e osciladores,pretendo montar alguns inversores de tensao 12/127 dc/ac,e se voce tem livros de esquemas de inversores de soldas.

  2. Celso Ferrarini Junior

    Olá Caro amigo, descobri esse circuito em um video do youtube ensinando a fazer e vendendo um circuito de cancelamento de ruidos sonoros do vizinho, não vou dar nenhum juizo do que penso, vou deixar para que comente sobre isso. Grato,
    https://www.youtube.com/watch?v=TQzD7R_cuRE

    • Quem disse ao Prof Pardal atrapalhado que 1KHz não é audível?
      Deve ser algum surdo!!!1

  3. Juan Apaza

    Boa tarde, estou tentando replicar esse oscilador mas estou com um erro e é que tenho um recorte do meio ciclo negativo da onda senoidal e queria saber se vc poderia me ajudar

    • Caro Juan, a distância fica muito dificl, mas vamos tentar.
      Pelo que entendi parece que está aparecendo como uma retificação de meia onda. Correto?
      Você está usando bateria ou fonte?
      Se for fonte, verifique se não está com ripple alto.
      Se for bateria, deve haver algum erro na montagem. Confira os transistores.
      Verifique as tensões se estão próximas as dos esquema.
      Veja como está a onda no coletor de Q1 base de Q2,
      Se ela já estiver ruim ali. desconecte a base de Q2 e veja se reolve. Tem que ir eliminando por partes.
      Posso garanti que ciruito funciona, já montei vários e muitos leitores também.
      Dô noticias quando encontrar o problema.

  4. Josemir Laurino

    Caro Prof. Paulo Brites. preciso muito de um projeto , de um P.E.M, pulso eletro magnético , possante que alcance uns 10 mts . por favor, mesmo que fique caro . gostaria de montar um. terei imenso praser em colaborar com o custo de seu tempo. e fico muito grato pela atenção.

  5. Luiz Cassiano de Carvalho

    Olá professor Paulo Brites.
    Estou também interessado na montagem deste oscilador. Peço por favor, pois, todas as informações que me faltam para montá-lo.

    • Paulo Brites

      Olá Luiz
      Quais as informações que você deseja.

  6. ademir soares

    consegui tirar 1khz trocando apenas dois capacitores, c1 e c2 sendo c1 de 1n5 e c2 de 2n5 se c1 der valor de1n4 e c2 de 2n4 melhor ainda ok amigos obrigado!

    • Paulo Brites

      ótimo, por isso desisti de fazer para vender Perdia muito tempo escolhendo os capacitores.
      Pode-se conseguir outras frequencias com a fórmula que está no artigo mas não sei se vale a pena, talvez 400Hz apenas.

  7. ademir soares

    olá pessoal ! eu também montei esse circuitinho por ser bém simples de fazer mas não consegui mais de quê 670khz e a senoide ficou um pouquinho deformada talvez algo em torno de 1% de deformação, mas passou bém longe do que eu preciso que é 1khz. meu muito obrigado a todos vamos avante!!

    • Paulo Brites

      O segredo deste circuito está nos valores bem casados dos 3 capacitores e 3 resistores que fazem o deslocamento de 180 graus cada conjunto tem que defasa exatamente 60 graus. Quando eu montava para vender (não faço mais) eu selecionava um a um e chegava bem perto de 1000 (980 por ai)
      A distorão realmente existe. O circuito com ponte de Wiem dá resultados melhores mas é mais complicado de conseguir uma lãmpada que trablha no circuito. Com paciência na escolha dos componentes pode chegae a um resultado melhor.Existe um kit de uma empresa belga (Vellemann) que deve ter uma qualidade melhor. O probelma é o preço.

      • Edwilson

        Não vende mais?Queria comprar um desses

        • Paulo Brites

          Caro Edwilson
          Realmente, faz tempo que tive parar com a “fabricação”. Meu tempo foi ficando cada vez mais curto.
          Mas o circuito é bem simples e dá para montar. Tem que ter cuidado com os 3 resistores e 3 capacitores que têm valores iguais.

  8. Sávio de Paula

    Se eu quiser alimenta-lo com 6 volts, haverá algum problema no funcionamento?

    • Paulo Brites

      Creio que não. Faz tanto tempo que fiz este projeto que não lembro mais os detalhes do cálculo. Uma coisa é certa, a tensão de saída ficará menor neste caso. Queimar, não vai queimar, logo a sugestão é montar é ver como ficou a forma de onda no osciloscópio.
      A questão critica neste circuito é os 3 capacitores e 3 resistires da malha de defasagem precisam ter valores bem iguais aos indicados. É importante pegar vários capacitores e medir no capacímetro, bem como os resistores serem escolhidos com valores bem próximos.

  9. Silva

    Olá meu caro Paulo,
    tenho interesse em montar este oscilador…
    Solicito que me envie por gentileza o pdf da placa de circuito impresso em tamanho original…
    Pode enviar para py8elo@bol.com.br
    Agradeço antecipadamente!!!
    Abraços,

    Silva.

    • Paulo Brites

      Olá Silva

      Vou mandar É importante que os 3 caps e 3 resistores tenham valores bem próximos.

  10. José Antonio

    Xi um professorzinho simetento a encinar eletronica basica que arrogancia. Bom agradesso ao Sr. Paulo Brites os conhecimento seu divulgados. Tenho 62 anos, estudei eletrônica com 13 anos, sendo do interior, tive que estudar por correspondencia, quando não entendia um circuito tinha que ir a capital S.P. na famosa rua Santa Efigenia em uma das travessas comprar xeros de esquemas, circuito eletrônicos, a revista Antena, Popular na quela época era as precursorras de conhecimento de componentes novos e a aplicações basica e conseitos, hoje temos a internet. Vejo no Youtube pessoas mostrando circuitos sem dar os crediitos devidos, de quem fez ou divulgou de outros países. Parabéns Paulo Brites por não esquecer de nós pobre mortais e compatilhar seus conhecimentos.

    • Paulo Brites

      Olá José Antonio Não entendi o início do comentário, parece critica e no final parece elogio. “ISPRICA MIÓ”

      • José Antonio

        Não se trata de uma critica e sim do seu conhecimento , vejo que muitas perguntas são de pessoas interessadas mas com pouco conhecimento e Sr. atende a todos, mesmo que a pergunta nos pareça pueril

        • Paulo Brites

          Eu não entendi bem seu comentário, de qualquer forma a ideia é tentar sanar as dúvidas das pessoas, seja lá qual for. Só não gostam que me peçam para procurar substitutos ou equivalentes de transistores, pois eu suponho que quem está consertando alguma coisa tem que saber o que está fazendo.
          No meu site tem diversos artigos que podem esclarecer muitas dúvidas. Antigamente se encontravam muitas informações valiosas nas revistas técnicas.Aprendi muito com elas. Tento fazer com que o meu site seja um “gugolzinho” de informações valiosas para suprir, na medida do possível, a ausência destas revistas, sem contar com meus e-books e artigos espalhados por aí.

      • Junior Filho

        Pelo que entendi ao ler o comentário, no inicio o José Antonio apenas brincou com a situação. No final fez sim um elogio. Elogio este que renovo e reforço, pois passei a mesma coisa nos anos 90 (bem depois dos senhores), quando não “existia” internet e tinha que me virar com as revistas existentes na época. Parabéns Paulo Brites pelo excelente trabalho.

        • Paulo Brites

          Pois ficou meio confuso tipo morde e assopra, mas aqui o espaço e democrático e não tem censura. Só não vale xingar a mãe rsrsrs
          Aliás, eu gosto de me definir como profissional-professor e não como professor-profissional o que faz toda a diferença. Valeu Junior Filho, ou seja, neto rsrsrs.

  11. Tiago

    Olá Tudo bem? Sei que esse post foi escrito à muito tempo, anida assim vou arriscar postar uma dúvida.
    Esse oscilador tem frequência aproximada em 890 à 910hz’s. Eu gostaria de saber se é possível um ajuste para chegar o mais próximo possível dos 1khz aumentando a tensão ou talvez diminuindo os valores de r1,2 e 3, ou acrescendo trimpots em série com resisitores de menor valor?

    • Paulo Brites

      Olá Tiago
      O segredo deste oscilador é o casamento o melhor possível dos três capacitores ou dos três resistores
      Mexer nos resistores não é muito bom porque um deles faz parte da polarização
      Olhando a fórmula (se ainda me lembro 0,65/RC) você vê isso Eu cheguei a montar vários que ficaram com 1KHz escolhendo os três capacitores entre 2n7 e 3n3 (se não me engano) acabei desistindo por que perde-se muito tempo e conseguir peças por aqui anda cada vez mais dificil, mas vale a pena brincar com ele Os resistores de 22k tb precisam ser o mais casados possível.

  12. Olá Paulo. Gostei desse circuito, aliás, acho seus artigos muito legais… tanto o conteúdo quanto a linguagem.
    Estou querendo aprender um pouco sobre osciladores. Me interessei pelo assunto quando comprei um Heathkit IG-72 e comecei a pesquisar para poder restaurá-lo (já está funcionando mas ainda não está com todas as frequências precisas, mas vai ficar rsrsrs).
    Alterando os resistores da ponte, como você disse, altero a polarização do transístor. Fazendo o cálculo do divisor de tensão que o polariza (R3 e R4) obtenho 1.623V e não 1.587V como mostra o circuito. Poderia me mostrar onde estou errando ou o que não estou considerando? Desde já agradeço.

    • Paulo Brites

      Olá Douglas
      Se eu entendi sua dúvida acho que você não está errando nada. Cálculos são cálculos, prática é prática. Repare que a diferença entre os dois valores não chega nem a 10%. Os cálculos são feitos com valores nominais dos componentes que sempre variam um pouco no componente real e ainda temos a impedância do voltímetro que pode ter pesado no circuito quando eu fiz a medida. Espero ter te esclarecido se não, é só “gritar”.

  13. Marlon Oliveira

    Olá, gostei muito do projeto ele é bem simples, e é muito fácil de montar.
    Uma pergunta ignorante!!!
    Teria como alterar ele pra 60hz pra eu tá usando ele em um enversor?

    • Paulo Brites

      Olá Marlon
      Para construir um inversor precisamos de onda quadrada.

  14. Hector Arosemena Herrera

    Prof Brites um sincero abraço. Tenho aprendido muito com o Sr na eletronica. Tenho acompanhado todos os seus post e adquiridos seus livros, muito didáticos até;Estive procurando algum post sobre um Gerador de Funções, tem algo previsto? Héctor

    • Paulo Brites

      Que bom Hector
      Tenho algumas ideias sobre assunto, não sei quando sai.

  15. Sidnei

    Boa noite…há nenhum erro no projeto? Montei…já conferir, tanto a montagem como as peças e não funciona de jeito nenhum. Tem alguma dica? Obrigado

    • Paulo Brites

      Caro Sidney
      O projeto funciona e você pode ver nas fotos do artigo Você mediu as tensões que estão indicadas no esquema? Tentar mandar fotos da montagem para o meu e-mail para ver como posso ajudar (contato@ac14008-04537.agiuscloud.net)

  16. Daniel hoeppers

    Bom dia professor, alterando a rede rc para 1k/1nf teria 65khz senoidal na saída? Pretendo construir um trasdutor a plasma usando flyback ou alguma outra bobina de alta tensao e esse oscilador seria responsável por manter o arco do plasma numa freqüência inaudível, para que não degrade o audio.. Montei a uns tempos atras um outro usando o 555 mas achei que interferiu muito no audio e agora gostaria de montar um oscilador com componentes discretos..
    Obrigado por compartilhar seu projeto.

    • Paulo Brites

      Caro Daniel
      Este oscilador produz uma onda senoidal diferentemente do 555 e creio que não serve para o seu projeto Pelo que entendi você pretende chavear um transistor para atuar na bobina e, portanto precisa de uma onda quadrada.
      Quanto aos valores evite mexer no resistor porque altera a polarização do transistor.
      Abraços

      • Daniel hoeppers

        Exatamente, a bobina primaria seria alimentada por um irfp044, não me atentei ao fato de precisar de uma onda quadrada ..
        Obrigado pela ajuda!
        Boas festas!

        • Paulo Brites

          Mas um detalhe Se você vai usar um flyback de TV a frequência deve ficar em torno dos 16KHZ (quase audível) Flybacks de monitores podem trabalhar com frequências maiores

  17. Rafael Paulino

    O uso do oscilador e igual do injetor de sinais?

    • paulobrites

      Ola Rafael
      Em princípio sim. Os injetores de sinais são feitos com Onda quadrada, pois o principal objetivo não é avaliar distorção e sim verificar se o sinal está passando.
      Este oscilador é voltado para verificar se em algum ponto do circuito apareceu uma distorção no sinal.

  18. Jose Valdir

    Boa tarde Professor! Muito bom o seu blog. Gostaria sim que o senhor mim enviasse o pdf do projeto. Um abraço!

    • paulobrites

      Olá José Valdir
      o PDF está junto com o artigo é só clicar que ele abre.Não sei se você viu, mas hoje publiquei uma atualização sobre este post.
      Abraços

  19. hector arosemena herrera

    Ola Prof Brites, gostaria saber o valor dos resistores pra fazer a carga resistiva.
    Hector

    • paulobrites

      Olá Hector,
      A carga deve ter o valor correspondente a impedância dos alto falantes e suportar um potência compatível a do amplificador
      Por exemplo, 8 ohms – 50Wats
      Como as vezes não se consegue resistores deste valor, é preciso fazer uma combinação série/paralelo em função do que existe no mercado.
      Vou fazer uma pesquisa e escrever alguma coisa mais detalhada. Seu gerador será enviado segunda feira.

  20. ola professor paulo,gostei desse gerador,montei uns que não funcionou bem poderia por gentileza me mandar via imail ; tenho lido seus post que são de grande ajuda …obrigado sucesso.ah so mais uma duvida os capacitores tende ser poliester ou pode ser ceramico.

    • paulobrites

      Olá
      Já atualizei o artigo e coloquei um link para baixar os PDF da placa. Quanto aos capacitores o importante e selecionar os três com a capacitância igual o mais próximo possível como eu cito no texto. O mesmo deve ocorrer com os três resistores. Isto garante uma senóide de “boa qualidade”. Segue o link para a PCI
      https://www.paulobrites.com.br/wp-content/uploads/2014/11/PCI.-pdf.pdf

  21. Dionne

    Envia para meu email dionn8@gmail.com estou. Estou começando a trabalhar com audio e queria fazer alguns testes para v qual a potencia,

    • paulobrites

      Este gerador pode ajudar, mas vai precisar de um osciloscópio e cargas resistivas.

  22. Antonio carlos

    Ola professor esse osilado nâo da pra faser um invesor de24 dc pra 220ac com 60hez

    • paulobrites

      Caro Antonio Carlos
      Este oscilador não é adequado porque gera senóide e para o que vc quer tem que ser uma onda quadrada.

  23. Donisete

    ei professor preciso tirar uma duvida se precisar de mudar a frequencia para 440 hz por exemplo como faço onde devo fazer as alterações no circuito?

    • paulobrites

      Caro Donisete
      Leia atentamente o artigo que eu explico como se calcula a frequência
      “A frequência do oscilador em quilohertz pode ser calculada aproximadamente por 65/RC se entrarmos com o valor de R em kiloohm e de C em nanofarads.” Basta fazer a conta.
      Abraços

  24. claudio lima

    bom dia, estou tentando fazer um iversor de 12v p/220v 3000w
    esse ocilador serve ?

    • paulobrites

      Ola Claudio
      Este gerador produz uma senóide, para um inversor você precisa de uma onda quadrada para cortar e saturar os transistores.
      Abraços

    • paulobrites

      Simples e funciona

      Obrigado por comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *