Programador de reguladores de tensão e corrente
Programador de reguladores de tensão e corrente
Pesquisando na Internet sobre o Zener programável 431 acabei caindo num site da Turquia onde encontrei este excelente programador de reguladores de tensão e corrente que passo a divulgar para os leitores.
Trata-se de um executável que você instala no seu PC e permite calcular os resistores de polarização dos seguintes reguladores de tensão num piscar de olhos:
LM317 – LM150 – LM350 (Regulador de Tensão)
LM317 – LM150 – LM350 (Regulador de Corrente)
L200 (Regulador de tensão e corrente)
TL431 (Zener programável)
TL431 com LM317
M5237-3 (Regulador ajustável de 3 terminais)
78XX (família de regulador de tensão)
Gostou? Então CLIQUE AQUI e você será redirecionado para a página onde poderá baixar o arquivo zipado do executável.
Lá você irá se deparar com uma tela como a mostrada na figura abaixo.
Não se assuste com a escrita estranha, baixe o arquivo e use (sem moderação).
Em princípio pode dar um medindo por tratar-se de um executável, mas eu testei e estou vivo até agora (e o computador também)!
Espero que gostem, curtam a minha “descoberta” e compartilhe com os amigos (e inimigos também).
Ah! O artigo sobre o 431 está no forno, talvez ainda saia este final de semana. Fique de olho.
Muito bacana! Obrigado por compartilhar. Estou trabalhando num circuito onde é necessário voltagem de referência, estou usando um zener pra isso mas tenho dúvidas. A folha de dados do TL431 cita tolerância entre 0,5% a 2%, dependendo do modelo. Tentei encontrar isto por aí mas não consegui: Considerando que se alimente o zener com uma corrente suficiente (correta), qual a tolerância considerando a voltagem de corte, estabilidade/repetibilidade desta voltagem? Seria mais ou menor que 0,5%, mais ou menor que 2%, mais ou menor que quanto? Tentei descobrir isto nas folhas de dados de zener mas fiquei confuso, não cheguei a uma conclusão, bem provável que esteja lá, certo? Boa sorte no artigo sobre o 431!!
Olá Hernadez
Parece que existem Zeners com uma tolerância pequena, mas por aqui não vamos achar. As empresas brasileiras, em geral, são do tipo “embrulha e manda” dificilmente se encontra a folha de dados do componente como na Mouser (americana) por exemplo.
Acho que a melhor opção é o 431. Podemos encontrá-lo até em carregadores de celular e com certeza nas fontes de PC. Por isso eu sou sucateiro. Nada mais útil para o técnico do que aquilo que alguém jogou no lixo. Posso catar alguns 431 por aqui e te mandar. O artigo sobre deve ficar pronto até amanha.
Caro Brites, obrigado pela disponibilidade! Não precisa se preocupar. Eu também sou da turma dos sucateiros. Inclusive tenho umas 4 ou 5 fontes de PC encostadas aqui, vou começar procurando nelas. Realmente a falta de rastreabilidade desses tipos de componentes “mais simples” comprados por aqui dificultam as coisas. Quanto ao zener, pelo que venho entendendo sobre a questão, mesmo que não saibamos de antemão a tolerância inicial, a partir do momento que conhecemos/medimos sua voltagem real a mesma deve permanecer bastante estável ao longo do tempo. Como o que estou montando deve passar por calibração (o zener vai fornecer uma voltagem de referência para leitura ADC), acho que o zener será suficiente após tudo calibrado, vou testar. Outro teste que estou imaginando: Testar a estabilidade do zener (qualquer zener) a diferentes temperaturas de operação. De qualquer forma vou ficar antenado sobre o 431 pois eu ainda não o conhecia. Abraço!
Obrigado pelo retorno.
Subi o artigo do 431 hoje.