Reparando o display do Multímetro ICEL MD-5880 e outros

Um amigo, professor de Física, ganhou um multímetro ICEL modelo MD-5880 que foi abandonado pelo antigo dono porque o display estava quase totalmente apagado.

Como ele estava precisando de um multímetro do tipo que eu chamo de “x-tudo”, numa analogia com aqueles hot dogs de carrocinha, perguntou-me se “valia a pena” consertar e eu lhe respondi lembrando Fernando Pessoa: “tudo vale a pena se alma não for pequena”.

Embora fosse um modelo antigo da ICEL, já fora de linha, poderia atende-lo perfeitamente nas suas aulas de robótica, contanto que pudesse ver o que estava sendo medido.

E assim começa este “causo” que intitulei “Reparando o display do multímetro ICEL MD-5880 e outros” e já explicarei porque “outros”.

Ao receber o multímetro notei que não apenas o display estava quase invisível como apresentava uma mancha, ainda suave, na região central.

Lembrei imediatamente de dois multímetros antigos meus que haviam sido aposentados (antes da reforma da previdência, ainda bem) por causa destas manchas.

Como sou um acumulador assumido, não os havia mandado como lixo para a Baia da Guanabara, não só por questões ecológicas, mas também sentimentais.

Um deles, um Scope modelo DVM  638, foi o meu primeiro multímetro digital (e o primeiro a gente nunca esquece) comprado lá pelos idos de 1988, portanto um jovem que completa 30 “primaveras” este ano.

Multímetro digital Scope DVM 638

O segundo, um Goldstar DM 333, mais jovem ainda, comprado por volta de 1995 se a memória não me trai.

Na época, nunca pensei em tentar repará-los, mas para atender o amigo acabei voltando a eles também.

Por que o display LCD fica escuro e manchado?

Isto não acontece apenas nos multímetros e mais cedo ou mais tarde todos os displays de cristal líquido irão apresentar este problema que pode, na maioria das vezes, ser resolvido sem nenhum custo se você for um bom acumulador como eu.

Na verdade, não se trata de um defeito do display propriamente dito e sim o envelhecimento da cola que fixa a membrana polarizadora ao “vidro” do display.

O que precisamos fazer é remover cuidadosamente está membrana que está colada no vidro, limpar os resíduos de cola, colocar outro filme polarizador e rezar pra dar certo!.

Como conseguir o filme polarizador

Você pode comprar em lojas que vedem peças para celulares ou no mercado livre, como filme para celular ou fazer como eu e recorrer ao baú.

Na minha primeira tentativa de retirar o filme de um celular quebrado não fui bem-sucedido, mas como bom brasileiro não desisto nunca.

Revirando minhas caixas de cacarecos encontrei um tablet que ganhei há muito tempo porque o dono tinha comprado um mais moderno e com toda razão porque aquele era mais lento que uma tartaruga paraplégica.

Minha mãe dizia “quem guarda o que não presta, encontra o que precisa” e lá estava o filme polarizador que eu queria e com custo zero.

Precisava ainda de um material para usar como back light e para tal usei uma película espelhada retirada do mesmo tablet.

Montado tudo no lugar veja só como ficou.

Multímetro digital ICEL DM 5880

O ideal seria usa um filme sem cola, pois aí eu poderia escolher de que lado usar e assim teria duas opções para mostrar os dígitos: fundo claro com dígitos pretos ou fundo preto com dígitos claros como ficou, mas isso são “detalhes”.

E assim, recuperei não apenas um multímetro, mas três de uma vez só sem gastar nada, ajudei um amigo e dei minha contribuição ao planeta Terra.


Veja na barra lateral esquerda

como doar R$ 5,00, R$ 8,00 ou outro valor e ajude a manter o site no ar

5/5 - (3 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

34 Comentários

  1. José Luiz Britto dos Santos

    Boa tarde!
    Tenho um capacímetro, gps portátil garmin e um multimetro icel nessa condição. Vou tentar, pois, tenho alghumas telas de celular e tablet quebradas que não joguei fora.
    Lembro na época das fax/modem, chegava em minhas mãos para consertar por queimar a entrada de linha. trocava os diodos de proteção, mas o modem estava surdo, não detectava o tom de linha para discar. Guardei essas placas. Trabalhei com modens da Parks, Digitel, etc. Na configuração comandos AT, deparei com configuração de discagem sem detectar tom. Configurei as que consertei, e voltou a funcionar. Obrigado. O tempo q sr. têm de profissão, é o que tenho de idade.

    • Paulo Brites

      Olá José Luiz, tenta e depois conta.
      A ideia é “não jogar nada no lixo”. Minha mãe dizia, mais ou menos assim, “quem guarda o que não presta encontra o que precisa”.
      Menos lixo nos rios, o planeta agradece.

  2. Boa noite. Olha… sou igual a você: fuceiro, fuçador kkkk mas você e um profissional e eu um réles amador mas de vez em quando eu acerto. Seu blog é um patrimônio da internet, vou add aos meus favoritos pq aqui irei aprender muito com você. Obrigado pela dica do display. Tentarei mas não dou garantias de que EU va conseguir. Sucesso e continue postando, você e um mestre!

    • José Nunes da silva

      Oi amigo, é um grande prazer conhecer você, espero contar com a sua ajuda, sempre que for necessário, Deus te abençoe e grande abraço!!!

      • Paulo Brites

        Espero poder ajudar sempre.
        Abraços

  3. Paulo faz tempo que li seu artigo e resolvi consertar meus multimetros, com mancha a traz do lcd ,li varios comentarios ,comprei o polarizador eu acho que e frontal ,mas seria o mais claro para refletir o numero preto ou inverso como se ve nos site chines os multimetros invertidos ,que o de traz ,esperando chegar ,o correio demorado e e no brasil .

    • Paulo Brites

      Ótimo, depois conta se deu tudo certo.

  4. MARCO ANTONIO ESCOBAR

    PAULO BOA NOITE. TENHO UMA BATERIA ELETRÔNICA DA MARCA ALESIS E ELA ESTÁ COM DISPLAY BEM APAGADO E COM MANCHAS E SÓ APARECE QUANDO COLOCO UMA LUZ DE FRETE AO DISPLAY. SERÁ QUE SE EU FIZER ESSE PROCEDIMENTO RESOLVERIA E ELA VOLTARA A FUNCIONAR NORMAL?
    OBRIGADO.

    • Paulo Brites

      Eu não conheço, dei uma olhada na Internet para ver uma foto. Parece que é o mesmo tipo de problema Se você tiver habilidade para desmontar dê uma oolhada . Por sua conta e risco rsrsrs

  5. NICOLAU RENATO BLEY PIZARRO

    Olá Paulo , em meus multimetros ,eu retiro a pelicula prateada e isolo no display onde vai os contatos .
    Em seguida pinto com tinta automotiva poliester côr prata , fica novo .Abrs

    • Paulo Brites

      Ótima sugestão, eu não conhecia. Obegrigado por divulgar

  6. Paulo, tenho um carro 3000gt anj 94 onde o painel do ar-condicionado o mostrador é em cristal líquido, o painel se apagou e não mostra mais, gostaria de saber se tem concerto para este item

    • Paulo Brites

      Cada caso é um caso é como paciente com COVID-19 Uns morrem outros não.

      Só um técnico poderia avaliar vendo de perto, mas eu não temho mais oficina nem tempo.

  7. Igor Afonso Fragoso

    Prezado Paulo, chegou às minha mãos um transmissor RC Futaba com o display escurecido. Segundo o dono, ficou exposto ao sol e assim permaneceu. Dada a sua experiência, será que seria possível recuperá-lo? O rádio funciona e o display também, mas esse escurecido limita muito a visualização das informações. Não se encontra a peça para substituição e não se conseguem informações sobre os produtos Futaba, que permitam a substituição por similares. Esse display é 128×64 e tem 26 pinos de conexão. Já os comerciais (usados em Arduino, PIC etc) têm 20 pinos. Enfim, desculpe a extensão da narrativa, mas gostaria de consertar o aparelho… Grato, Igor.

    • Paulo Brites

      Caro Igor
      Acho que você pode tentar a solução adotada neste artigo Desmontar, rezar e tentar. Provavelmente o problema está nos filtros.

  8. Gabriel

    Gostei muito, já arrumei o meu que estava com display escuro, se puderes me fala como colocou os números amarelos? obrigado. Deus te abençoe sempre. Meu e-mail: agnm2@bol.com.br.

    • Paulo Brites

      Já faz um tempinho que eu fiz, mas acho que isso foi por conta do flitro que eu usei. Aconteceu por acaso, mas ficou legal.

  9. Felipe França

    Olá colega, boa noite. Estou com um caso similar, porém com uma trena digital a laser, você acha que há possibilidade de recuperação do display no mesmo caso que o multímetro?

    • Paulo Brites

      Não sei, teria que desmontar para ver, mas creio que sim

  10. Antonio

    Sim e também realizei a recuperação de display’s de despertadores caseiros. Em Outubro, meu “despertador falante” começou a apresentar essa mancha e não queria perdê-lo de maneira alguma, pois se tratava de uma raridade que não encontro mais para adquirir. Verifiquei o problema da cola, mas o filtro se despedaçou todo ao tentar retirar. Consegui um novo e, como “backlight”, utilizei essa tinta tipo colorjet, que podia ser a prata ou a cromada, mas preferi utilizar a dourada, que o deixou mais bonito do que antes. Abraços, professor, que o conheço desde o tempo da sua oficina “bagunçada”, na Conde de Bonfim. Saudosos tempos!

    • Paulo Brites

      Valeu Antonio, só não gostei do “bagunçada” kkkkk

      • Antonio

        Entre aspas… e qual a oficina que não é? Visto a carapuça! rsrs

        • Paulo Brites

          Se tiver muito arrumado é porque não tem trabalho !!!1

          • Antonio

            Preciso no comentário!

  11. Raimundo Portela

    Muito interessante seu artigo, acho que também, igual a você tenho uns dois encostado e mais outros analógicos, vou procurar esta película polarizada e tentar a recuperação pelo menos um, será um prazer e uma diversão. Obrigado professor.

    • Paulo Brites

      Tenta e depois conta pra gente

    • Paulo Brites

      Valeu Armindo
      Dá pena jogar fora um multímetro por causa de uma bobeira.

    • Paulo Brites

      Essa está dentro daquela frase “por que não pensei nisto antes?”

      • Raimundo Portela

        Mas tem aquela outra frase, “tudo tem seu momento apropriado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *