Teste de componentes em Fontes Chaveadas
O acoplador óptico e o regulador de tensão ajustável de precisão LM431 (ou suas variantes) são dois componentes de presença obrigatória em toda fonte chaveada.
Sendo assim, dependendo do defeito que a fonte esteja apresentando, o teste destes dois componentes em fontes chaveadas passa a ser também uma questão obrigatória para o reparador.
Alguns poderiam defender ou argumentar que por se tratar de componentes muito baratos melhor seria trocá-los em vez de “perder tempo” testando-os.
Contra argumentando esta ideia, quem me segue há algum tempo já sabe que não sou adepto do reparo a moda “vai trocando peça até ver se funciona”.
Por outro lado, não fosse apenas o prazer quase orgástico de descobrir a peça defeituosa através do teste de componentes em fontes chaveadas (neste caso) tem uma outra questão que não deve ser menosprezada: – correr o risco de trocar uma peça que estava boa por uma ” novinha”, mas que não funciona simplesmente porque é fake, para usar o termo da moda.
Aqui abro um parêntese para comentar, como curiosidade, que “peça falsificada” em inglês é designada por counterfeit cuja tradução pode ser imitação.
Voltando ao teste de componentes em fontes chaveadas, no meu e-book Testando Componentes Eletrônicos eu apresento dois JIGs para testar o acoplador óptico e o LM431.
Neste post vou mostrar a montagem dos dois JIGs em uma placa de circuito impresso padronizada do tipo conhecido como “mar de ilhas” pois, considerando a simplicidade dos circuitos não vale a pena perder tempo fazendo placas.
No e-book eu apresento uma solução simples para testar o regulador LM431 na própria placa do aparelho que está sendo reparado.
Entretanto, resolvi incluir o teste do LM431 neste JIG por duas razões:
- Talvez você esteja querendo testar reguladores que foram retirados de sucatas.
- A inclusão de mais uma facilidade no JIG era tão simples que valia a pena fazer o “dois em um”.
O circuito do JIG de teste
Na fig. 1 eu reuni os dois circuitos de teste apresentados no e-book para facilitar o teste destes dois componentes.
Optei por usar baterias de 9V em lugar de fontes para simplificar o projeto. Além do que, não custa lembrar que quisesse utilizar fontes obrigatoriamente teriam que ser duas pois, elas precisam ser independentes.
Na parte de cima, em preto, temos o testador do acoplador óptico e na parte de baixo, em azul, vemos o circuito do testador do LM431.
Na fig. 2 você com ficou a montagem final.
No vídeo a seguir eu mostro como utilizar o JIG.
Se gostou deixe os seus comentários (se não gostou também).
16 Comentários