Frequencímetro com PIC de 1Hz a 50MZ Parte 2
Para quem está chegando agora vale esclarecer que este post -frequencímetro com PIC de 1Hz a 50MZ Parte 2 – é a continuação do que publiquei em 04/12/2019 e se ainda não o leu recomendo que CLIQUE AQUI para lê-lo, caso contrário ficará um pouco “perdido” com a explanação que virá a seguir.
Como expliquei no final do post mencionado, teria que ficar aguardando a chegada do novo kit para poder dar continuidade ao trabalho. Finalmente ele chegou há alguns dias e tenho novidades para contar.
A primeira coisa que fiz, antes de iniciar a montagem do novo kit, foi comparar a resistência entre os pinos 3 e 5 nos dois CIs e constatar que havia uma significativa diferença.
Este fato reforçou minha suspeita, que agora já era uma certeza, que alguma coisa tinha “dado ruim” quando apliquei um sinal de tensão superior a 5V para medir frequência. Queimei o PIC, simples assim!
Acontece com “as melhores famílias”!
# Partiu montagem
Montado o “novo” kit, iniciei o teste usando apenas a opção para medir a frequência de cristais pois, assim não correria o risco de que queimar novamente o PIC.
O próximo passo seria fazer a modificação incluindo o buffer como já expliquei no post anterior e que irei descrever a seguir.
Antes, porém resolvi que valeria a pena tentar copiar o arquivo que estava no PIC do chinês que veio com o novo kit, caso alguma coisa desse errado bastaria eu comprar outro CI aqui no Brasil e gravar o arquivo. Afinal, “o seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo”.
Isto, entretanto só seria possível se o PIC não estivesse protegido para cópia.
Por sugestão de um amigo, comprei um módulo para gravação de PICs que estava em oferta numa empresa em São Paulo por um precinho bem razoável. Quem sabe assim, eu me animo a mexer com PICs novamente.
A compra foi feita no dia 30 de janeiro, chegou na agência de correios aqui perto de casa no dia 02 de fevereiro, mas só me foi entregue no 18 de fevereiro. Onde tem correio não tem entrega rápida… a menos que seja por Sedex!
Eita correio da “Pátria amada Brasil” – serviço caríssimo e de péssima qualidade.
Com o gravador de PIC na mão, agora sim poderia proceder as alterações sem correr riscos.
Ainda bem que o hacker chinês era principiante e não tinha protegido o PIC o que me permitiu copiar o programa original.
Sobre a cópia e a gravação de PICs fica para outro momento, quem sabe.
Comecei removendo os componentes do testador de cristal para inserir em seu lugar o circuito do buffer ou pré amplificador citado no post anterior.
Como eu pretendia, no futuro, manter a opção de teste de cristal fiz uma “engenharia reversa” para obter o circuito do teste de cristal que segue na fig. 1.
Montando o pré amplificador ou buffer
Removido os componentes que aparecem no destaque em verde da fig.1 faltava só fazer pequenas modificações na PCI como se vê na Fig.2.
Como diz o ditado “uma figura vale mais que mil palavras” e a Fig. 2 é bem esclarecedora sobre as modificações que deverão ser feitas para acrescentar o circuito cujo esquema está na fig. 3.
Vale a pena chamar atenção para algumas marcações em vermelho na fig. 2 que são cortes que deverão ser feitos nas trilhas com auxílio de um estilete (outras são jumps). Um destes cortes, marcado com a seta vermelha merece atenção especial porque é quase imperceptível junto a um dos terminais do soquete do cristal (que deverá ser retirado).
Aproveitei o transistor S9018 do testador de cristal tendo o cuidado de inverter sua posição na placa. Poderia usar também um BC547, mas deixei este para a montagem do testador de cristal que está na fig. 1.
Hora de cruzar os dedos
Como vocês que me seguem há algum tempo sabem que não sou supersticioso, mas com as bruxas não me meto, então todo cuidado é pouco.
Tudo conferido e reconferido – fogo!
Bingo! Deu certo, estava lá a frequência no mostrador.
Testando outro PIC
Só faltava conferir se a gravação de outro PIC estava funcionando para encerrar a missão com chave de ouro.
E não é que deu certo! Dois novos PICs virgens foram gravados e testados com êxito.
Livrei-me do chinês. Agora tenho duas placas montadas e se o PIC queimar é só gravar outro e colocar para funcionar.
20 Comentários