Carga resistiva para teste de amplificadores
Como você testa um amplificador que acabou de reparar ou restaurar?
Se você coloca as “caixas de som” nas saídas, liga o “coitado” e bota para fazer barulho, sinto lhe informa que, além de incomodar os vizinhos, esta não é a melhor forma de testar, aliás o pior é que ela não testa nada.
Se fazia isso e digo “fazia” porque, a partir de agora, você vai aprender que a maneira correta de testar é usando uma carga resistiva para teste de amplificadores, uma senoide de 1kHz e um osciloscópio de 2 canais.
Este post/vídeo vai ser dividido em duas partes.
Na primeira, que é esta, vou lhe mostrar como construir duas cargas resistivas para teste de amplificadores com 4, 8 ou 16 ohms (uma para canal) usando apenas dois resistores de potência (par cada carga).
Na segunda parte, em breve, mostrarei como fazer o set up de teste e “descobrir” também a potência de cada canal.
O projeto
Escolhi dois resistores de 8 ohms para 50 watts como estes que se vê na figura 1 e que podem ser adquiridos no AliExpress.

Fig. 1 – Resistores de potência adquiridos no AliExpress
Além dos resistores (quatro no total), você vai precisar também de quatro chaves de alavanca tipo 1 polo 2 posições e quatro bornes banana similares a estes que aparecem na figura 2.

Fig. 2 – Plugs banana
O circuito é bem simples de montar como você pode acompanhar na figura 3.

Fig.3 – Circuito de carga resistiva de 4, 8 e 16 ohms
Nada mais é do que um conjunto série e paralelo.
Como funciona
As chaves S1 e S2 permitirão que façamos três combinações e assim consigamos 4 ohms, 8 ohms e 16 ohms que são as impedâncias usuais da maioria dos amplificadores.
Com S1 na posição B e S2 na posição C colocamos os dois resistores em paralelo o que nos dará 4 ohms e permitirá dissipar até 100W.
Mantendo S1 na posição B e mudando S2 para a posição D teremos apenas o resistor da esquerda ligado aos bornes e portanto, 8 ohms com 50W
Finalmente se colocarmos S1 em A e S2 em D, os resistores ficarão em série, logo teremos 16 ohms entre os bornes com cada resistor dissipando 50W.
A montagem
Eu optei por montar todo o conjunto dentro da tampa de uma caixa de fonte de computador como se vê nas figuras 4 e 5.
Os resistores foram fixados em dissipadores obtidos também de sucatas de fontes ATX, seguindo minha “filosofia” NÃO JOGUE NO LIXO (a Natureza agradece).

Fig. 4 – Montagem da carga resistiva

Fig. 5 – Painel da carga resistiva
Deixei a ventoinha que poderá ser ligada a uma fonte externa de 12V para ajudar na dissipação de potência caso a carga fique ligada por muito tempo.
Esta carga atende o teste da maioria dos amplificadores domésticos, sejam eles analógicos ou digitais.
Para amplificadores profissionais e de grande potência será necessário usar resistores de maior potência, obviamente, bem como as chaves deverão ser mais robusta, porém a ideia geral é a mesma.
No vídeo abaixo eu mostro mais detalhes da minha montagem bem como a medida da resistência da carga conforme a posição das chaves.
Aguardo os comentários sempre bem-vindos.
13 Comentários