Como eliminar as pilhas e a bateria no multímetro analógico SH-105
Eu já escrevi alguns artigos apresentando soluções para eliminar a famigerada bateria de 22,5V utilizada nos multímetros SANWA 320X, AF-105 e SH-105 mas, neste aqui vou mostrar como eliminar as pilhas e a bateria no multímetro analógico SH-105
Vou mostrar agora como eliminar as pilhas e a bateria no multímetro analógico SH-105.
No caso particular do SH-105 eu descobri que podemos eliminar simultaneamente a bateria de 22,5V bem como as duas pilhas AA de 1,5V.
Porém, já vou logo avisando que este recurso não funciona no 320X nem no AF-105 e você entenderá por que analisando os esquemas de cada um.
Comecemos com o SH-105 na fig.1.
Agora olhe as figs.2 e 3 do Sanwa 320X e do AF-105 respectivamente.
Jogo dos 7 erros
Se você teve infância e brincou com este joguinho teve uma ótima oportunidade de desenvolver sua capacidade de observação, algo essencial para muita coisa na vida e, em particular, para o técnico reparador de eletrônica.
Aqui vai uma ajudinha.
No caso do SH-105 a bateria de 22,5V e as duas pilhas AA de 1,5V, estão ambas com o seu terminal negativo interligados os quais vão ao borne positivo para as medidas de ohms, tensão e corrente DC.
Aliás, isto explica por que precisamos inverter as ponteiras para testar diodos semicondutores e transistores bipolares com a escala ôhmica.
Entretanto, se olhar atentamente as fig.2 e 3 verá que a bateria de 22,5V está em série com as pilhas.
E é justamente essa mudança de configuração que irá nos obrigar a continuar usando as pilhas mesmo depois de substituir a bateria de 22,5V conversor DC-DC MT-3608 que já mencionei em outros artigos.
Mais uma vez, note que o borne positivo destes dois multímetros também está ligado ao negativo do conjunto bateria/pilha, logo será preciso inverter as ponteiras para testar diodos e transistores como no SH-105.
Isso não é uma regra geral, mas ocorre com a maioria dos analógicos.
Como eliminar as pilhas e a bateria no multímetro analógico SH-105
O primeiro passo é usar um conversor DC-DC up MT-3608 como o da fig.4 e que pode ser adquirido na Aliexpress CLICANDO AQUI ou na Bangood com este LINK.
Eu já comentei sobre este módulo em outro vídeo do meu canal e por isso, não irei repetir aqui.
A novidade é que agreguei a ele um pequeno circuito para obter também os 3V que irão substituir, além da bateria de 22,5V, as duas pilhas AA no SH-105.
A maneira mais simples de fazer isso seria usar um diodo Zener de 3V em série com o respectivo resistor de controle de corrente.
O “circuito” seria alimentado pelos mesmo 5V oriundos de um recarregador de bateria de celular que utilizarei para alimentar o módulo conversor DC-DC MT-3608 e produzir os 22,5V.
Acompanhe na fig. 5.
Desisti da ideia, embora ela fosse a mais simples e barata, porque não tinha em casa um diodo Zener de 3V e provavelmente o leitor também não terá.
A próxima ideia que me ocorreu foi utilizar o regulador de tensão TL431 que é fácil de achar em qualquer sucata de fonte chaveada.
Entretanto, esbarrei num problema. A tensão de referência do TL431 é da ordem de 2,5V o que tornaria difícil ajustá-lo para 3V.
O próximo candidato foi o bom e velho LM317 “pau para toda obra”, ou melhor, regulador de tensão para todo circuito.
Sua tensão de referência de 1,25V o elegeu como o escolhido.
Veja o circuito na fig.6.
Como o circuito tem apenas um resistor e um trimpot que será usado para ajustar em 3V a tensão de saída, eu montei “pendurado” na PCI do MT-3608 que aparece na fig.7 e encaixado no multímetro no local onde ficar a bateria de 22,5V.
Pronto! Adeus pilhas e bateria no multímetro SH-105.
No vídeo abaixo temos a montagem e alguns detalhes. Aguardo comentários e dúvidas.
4 Comentários