Construindo um testador de lâmpadas de telas LCD com sucata

Ao reparar um monitor ou tmontaageem do testador reduzidav LCD com tela apagada uma das primeiras coisas que o técnico deve verificar é o estado das lâmpadas de cátodo frio (CCFL=Cold Cathode Fluorescent Lamp)) que formam o conjunto de iluminação da tela chamado backlight.

Este problema pode ser resolvido adquirindo-se um testador que é vendido no mercado em diversos modelos.

Mas para que gastar dinheiro se podemos fazer rapidamente um testador destes com custo zero usando-se apenas sucatas?

O coração deste “equipamento” é um pequeno circuito chamado inverter que pode ser encontrado em scanners ou impressoras multifuncionais abandonados em qualquer esquina por aí, pois “não vale a pena consertar”.

A finalidade do inverter é produzir, a partir de uma tensão contínua, um tensão alternada quase senoidal de valor superior a 300 volts para ionizar o gás das lâmpadas CCFL

A pequena plaquinha do inverter dos scanners costuma ser alimentada com tensão DC entre 9 e 12V.

Para fazer a fonte que irá alimentar o inverter aproveitei o transformador e o circuito retificador retirados de outra sucata; desta vez de uma caixinha de som para computador achada no lixo.

Montagem dp testador com legenda

Finalmente tudo foi instalado dentro de uma pequena caixa plástica, também de sucata, é claro!

Medindo a corrente da lâmpada

Como não temos como medir a corrente da lâmpada diretamente por ser AC de frequência relativamente alta (30 kHz) medimos a corrente contínua drenada da fonte DC que a alimenta a placa do inverter e para tal acrescentei dois bornes para ligar um miliamperímetro em série com o positivo da fonte; uma chave de um polo e duas posições permite ligar o inverter diretamente à fonte ou através do miliamperímetro.

 

Testaador funcionando

 Qual a utilidade em medir esta corrente?

Sabe-se que quando estas lâmpadas envelhecem começam a consumir mais corrente que o seu valor nominal o que pode acabar provocando o desligamento da fonte e o não funcionamento do televisor ou monitor.

Uma sugestão para os técnicos reparadores é que meçam a corrente da lâmpada para cada aparelho que entre em sua oficina e esteja funcionando corretamente e mantenha um registro destes valores no seu caderninho de informações úteis.

Assim, você poderá comparar o valor da corrente de uma lâmpada duvidosa com as suas anotações e concluir se a lâmpada esta defeituosa ou não.

Como última observação, notei que alguns instrumentos analógicos ou digitais não conseguiram efetuar a medida.  No meu caso obtivemos um resultado satisfatório com o analógico SH-105 na escala de 300 mA.

Entretanto, uma vez adotado um instrumento para a medida da corrente deve-se usar sempre o mesmo e na mesma escala, pois esta é uma medida relativa e serve apenas para comparação.

Uma última observação importante é que este testador JAMAIS deverá ser utilizado para testar barra de LEDs.

Espero que o projeto seja útil no dia-a-dia da sua oficina. Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário e terei prazer em tentar responder.

Até sempre.

4.7/5 - (4 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

36 Comentários

  1. Baltazar

    Sr Brites me parece ser uma pessoa ótima para um papo sobre qualquer assunto. Lendo seu artigo, Professor. Adoraria ter sido seu aluno. Felicidades e um zilhão de anos de vida!

    • Paulo Brites

      Olá Baltazar, seu comentário é animador. Sim, gosto de um “papo cabeça” como dizem por aí.
      Ainda ha uma chance de ser meu aluno “virtual” seja lendo meus artigos do blog, meus e-books ou frequentando o Clube Aprenda Eletrônica com Paulo Brites.
      Abraços e atém sempre!

  2. Olá meu amigo Paulo Brites! Vejo que o senhor tem muita experiência nessa área. Eu gostaria de montar um testador e tenho uma placa de TV de LSD que retirei de uma TV. Meu zap é (21) 999-336-399. Gostaria que VC entrasse em contato para que possamos analisar juntos está placa.
    Obrigado. Albert

    • Paulo Brites

      Caro Abert
      Eu não trabalho mais com TVs e tb não utilizo whatsapp (para não enlouquecer !!!!).
      Não posso de ajudar nesta empreitada.

  3. Caro Professor Paulo Brites,

    Há dois dias encontrei este blog e fiquei feliz por descobrir que o grande professos Paulo Brites se mantêm na ativa com o mesmo brilho de 1969, quando me ensinou os segredos das derivadas e integrais na grande Escola Técnica de Ciências Eletrônicas do IBRATEL do querido professor Trindade, na Tijuca, onde também estudei me formei

    Em 1970. com sua ajuda do ano anterior, fui o aluno da escola que se destacou na turma formada pela naquele ano, tendo estudado também com os professores Paulo Mendes e Bear em 1968, no primeiro ano, e com PBO no terceiro, o que me deixou pronto para ser o único aluno da escola a passar para a
    UFRJ no vestibular do CICE daquele ano, deixando felizes mestres, diretores, pais e todos que me acompanharam naquele trajeto.

    Como estou deixando um comentário repleto de saudosismo, espero também ser capaz de deixá-lo contente, e dessa vez, com um comentário escrito por alguém que leu e aprendeu bem toda sua matéria.

    Foi um grande prazer reencontrar o mestre mas não estou certo se conseguirá lembra-se de mim, no entanto, esse meu nome grande ajuda um pouco e talvez se recorde.

    Um grande abraço,

    AntonioCarlos de BarrosCarvalho Lopes
    https://www.flickr.com/photos/acbc

    • Paulo Brites

      Não sei como começo a responder, talvez seja assim: que imensa felicidade saber que não fui esquecido e que ajudei. Ainda ontem dizia a meu filho que as pessoas ficam olhando o mundo pelo retrovisor e dizendo “no meu tempo”, o meu tempo é hoje como diz Paulinho da Viola. Aquele tempo foi ótimo, mas não dá mais para replicá-lo. Foram os meus anos dourados e não sei se devo dizer tenho saudades. Porque saudade, como disse um dia um poeta, é a presença dos ausentes e estamos todos presentes na memória e no lado direito do peito. Tento manter ativo e com todas as adversidades da vida não esmorecer. Escrevi no meu blog há algum tempo “Não escolhi ser professor, a vida me escolheu” e se assim o fez devo continuar na caminhada, porque as escolhas que a vida faz para nós, se boas, devemos aproveitar e agradecer. Seria desonesto se dizesse que me lembro de você. Foram tantas pessoas que passaram pela minha vida nestes 50 anos que fica dificil lembrar de todos mesmo que o meu HD mental tivesse 50 teras.
      Mesmo não lembrando de você fisicamente, também para mim foi um grande prazer encontrá-lo no ciberespaço da Internet.
      Volte sempre, minha missão ainda não acabou. Cada dia que aprendo algo tento dividir com o próximo, porque caixão não tem gavetas para leramos nele um dia (que espero ainda demore muito) o que juntamos de ideias pela vida afora.
      Um forte abraço.

  4. Antonio Carlos

    Parabéns pelo multímetro da foto, tenho um igual, raridade como nós kkkk, abraço.

    • Paulo Brites

      Estas coisas têm que se preservadas eternamente.

  5. Arnaldo Peliteiro

    Bom Sr Paulo

    sou principiante no ramo de TV li sobre o testador de Lampadas LCD e preciso montar um. Por favor poderia me enviar o esquema de montagem

    Obrigado fico no Aguardo

    • Paulo Brites

      Caro Arnaldo O esquema está descrito em parte no artigo Um transformador e uma retificação. Isto está explicado no meu e-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas e Inventores. O conversor foi retirado de um scanner. Cuidado porque a saída destes conversores é de 500V ou mais.

      • Paulo Brites

        A resposta está cima

      • Claudio Martins

        Sr.paulo devido estar passando por situaçao parecida com relaçao as lampadas de monitores ao procurar na internet vi o seu testador e gostara de saber se seria possivel o Sr. me enviar o esquema.Desde ja muito obrigado.

        • Olá Claudio, este artigo foi publicado em janeiro de 2014 portanto, Há mais de 10 anos.
          Na verdade tem um circuito, eu aproveitei um inversor retirado de um scanner e apenas fiz uma pequena fonte para alimentá-lo.
          Hoje não faço mais reparos em tvs e estou desmilitarizado com as inovações nesta área.
          Infelizmente não posso te ajudar.

  6. Arnaldo Peliteiro

    Bom dia Sr Poulo gostei muito do Testador de Lampadas LCD
    Obs: sou principiante no ramo de TV por favor poderia me enviar o esquema de montagem do testador

    Obrigado fico no agurdo

  7. Luiz Carlos

    Olá Professor.
    Trabalho em uma assistência técnica e estou com problemas em um certo modelo de TVs Toshiba, onde a placa inverter não é mais fornecida e temos que devolver o aparelho sem consertar.
    Estava lendo aqui e pensando na possibilidade de motar um inverter pra poder resolver este problema. Más meu conhecimento não chega a tanto haja visto que o painel da dita cuja utiliza quatorze lâmpadas, fica impossível de utilizar vários inverter e a potência não permite colocar três ou quatro lâmpadas em paralelo pra utilização de um numero reduzido do tal…
    Sigo gastando meus nerônios.

    • Paulo Brites

      Meu caro estas modificações são trabalhosas e custam dinheiro a fundo perdido. Eu não perco mais tempo com isto até porque acho que não vale a pena e corremos o risco de depois de todo o empenho não ficar bom e o cliente ainda falar mal da gente.

  8. qualquer lampada CCFL pode ser testada com esse inveror de 300V? tenho varias de uma tv 55″ e quero testá-las!

    • paulobrites

      Olá Morato
      Eu creio que sim, tem que tentar pior que pode acontecer é não acender ou acender com pouca intensidade.

  9. André

    Parabéns pelo site e pelas publicações, são muitas informações úteis e raras. Continue esse trabalho pois nem todos podem adquirir ($) livros ou cursos…
    Sou novato na eletrônica e um curioso destemido. Meu caro você poderia me mandar de forma simplificada como montar um testador de lampadas backlight? Tenho a impressora pra retirar o oscilador, tenho a fonte e alguns componentes e muita força de vontade.
    Deus lhe guarde, obrigado
    alpconceicao@yahoo.com.br ou alpconceicao @hotmail.com

    • paulobrites

      Olá Andre
      Obrigado pela participação. O caminho é este, ser curioso e destemido (com moderação).
      A montagem do testador está descrita no artigo.
      Uma fonte de 12CDC para alimentar o inververter que você retira do scnaner e pronto.
      Se ainda restar alguma dúvida para um email para contato@ac14008-04537.agiuscloud.net
      Abraços e não desista.
      A sorte só favorece a mente preparada (Louis Pasteur).

  10. SILVIO SALLEIRO

    Alo meu amigo ,gostaria que me mandassem pelo email placa do circuito impresso do testador de transformador circuito Fbt

    • paulobrites

      Olá Sílvio
      Eu fiz esta montagem em cima de uma placa que eu jpa tinha com algumas modificações Vou ver se redesenho isto para poder te mandar
      Abraços

  11. edvaldo garcia

    ola esse multitester que usar bateria de 22 voltes posso mandar esquema quw funciona coreto da certinho 22 volts;;;; quem quer o esquema montado so usa um bd 135 npn um diodo zener meio watis um diodo in4007 invertido no dido zener da os 22 volts e usa como uma fonte comum naunca vai precisar comprar bateria de 12 volts okkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • paulobrites

      Olá Edvaldo

      Funcionar é claro que funciona, só tem um pequeno problema: deixa de ser portátil o que diminui a flexibilidade no uso.

      Já fiz no passado quando as baterias de 12V praticamente não se encontravam para comprar.

      Hoje não vale a pena. São baratas e no caso do multímetro vão durar muito, mas não deixa de ser opção.

      É impostante que a fonte tem um transformador para isolá-la da rede.

      Abraços

  12. Boa noite Paulo.

    Por favor, seria possível você me tirar uma dúvida?
    eu gostaria de saber se esse multímetro (SH-105) se a bateria dele é de 9 ou 22 volts.

    Se puder me mandar por email ou me mandar uma msg no meu facebook.

    Obrigado desde já!

    • paulobrites

      Olá Guilherme

      O SH-105 utiliza uma bateria 22,5V

      Esta bateria é difícil de encontrar por aqui e por isso custa caro.

      Mas tem uma solução. Utilizei duas baterias de 12V em série que resolve o problema.
      Fiz isto no meu SH-105 =e no Sanwa 360.

      Abraços

      • Muuuito obrigado Paulo! vai resolver o meu problema! mas terei que procurar na Internet para comprar essas baterias de 12volts, na minha cidade “Ubatuba-SP” é muito difícil achar até mesmo essas baterias!

        enfim! mais uma vez lhe agradeço!

        • paulobrites

          Ok DE nada

          Um leitor colocou nos comentários uma sugestão para usar uma fonte

          Não gosto muito porque perde-se a autonomia do aparelho, mas é uma solução em último caso.

          Abraços

  13. SHOW, MUITO BOM JA FIZ E FUNCIONOU LEGAL, UM ABRAÇO DESTE GAUCHO.64 ANOS 5 MESES TÉCNICO EM INFORMATICA.

    • paulobrites

      Que bom que gostou.

      Abraços

  14. Fiquei muito feliz em reencontrar o Prof. Paulo Brites, frequentei seus cursos e do Prof. Jonas Marques, na época que eram ministrados onde é a Antenna, na marechal floriano no RJ. Todo conhecimento absorvido em 2004 – 2005 foram extremamente úteis, e são até hoje, tanto que hoje moro em SP, tenho minha assistência técnica e agradeço muito por todo aprendizado naquela época, lembro-me que consertei muito monitor CRT e as impressoras hp e LX300, boa época… Abraço Prof.

    • paulobrites

      Muito obrigado Daniel.

      Ótimo saber que fizemos a nossa parte e bem feita.

      Ensinar a pesca é muito mais que dar o peixe.
      Abraços, sucesso e até sempre

  15. SERGIO SRODRIGUES

    OLA MESTRE PAULO.FUI SEU ALUNO EM UM DE SEUS CURSOS DE TV-MODERNAS. NO PREDIO DA REVISTA ANTENA, NO ANO DE 2005.
    NA EPOCA EU TRABALHAVA, COM MANUTENÇAO HOSPITALAR, E FIZ O CURSO
    POR MERO APRIMORAMENTO DE CONHECIMENTO,, HOJE MORO NO INTERIOR DO ESPIRITO SANTO, E TENHO UMA OFICINA DE REPARAÇAO DE ELETRONICOS, DESDE DE 2008,E O CURSO AINDA HOJE E DE GRANDE VALIA,
    PORQUE AQUI NESTAS CIDADES DOS INTERIORES DO BRASIS, A MODERNIDADE CHEGA DEVAGAR, E AINDA TEM MUITA TV DE TUBO A SER CONSERTADA, MESMO QUE A TV ANALOGICA NAO TENHA VIDA MUITO MAIS LONGA..ABRAÇOS AO MESTRE PAULO, E QUANDO PUDER ENVIE NOVIDADES
    PARA MEU eMAIL..eletronicadocarioca@gmail.com

    • paulobrites

      Que bom Sergio
      Isto mostra que boas sementes em boa terra dão bons frutos.
      Quanto as novidades basta você assinar o blog

      No canto superior direito da tela tem um local para você colocar seu email
      Curta também a fanpage http://www.facebook.com/profpaulobriites

      Abraços e sucesso com a Eletrônica do Carioca

      É o Rio de Janeiro exportando conhecimento kkkkk

  16. edvaldo garcia

    ja faz 15 anos que conheço paulo brites quero receber novidades n email

    • paulobrites

      Olá Edvaldo

      Para receber informação sobre novo post basta colocar o seu email no campo “assinatura” do lado direito superior do blog

      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *