DSO 150 Um osciloscópio quebra-galho
Muitos leitores me perguntam se vale a pena comprar um destes osciloscópios chineses (qual não é chinês?) baratinhos como o DSO 150.
Se você é um estudante ou hobista de eletrônica eu diria que sim, mas para uso profissional pode esquecer.
Vejamos uma das principais características do DSO 150, para entender o porquê da afirmação acima.
A largura de banda deste osciloscópio “quebra-galho” é de apenas 200KHz, o que significa que visualizar sinais digitais de alta frequência, tão comuns nos equipamentos atuais, nem pensar.
Isso para não falar do sample rate dele que é de míseros 1 mega samples/segundo.
Para que tenhamos um termo de comparação, um osciloscópio simples e barato como o ICEL DSO-2072 oferece 1Gs/s (1 gigas amples/segundo em um canal).
Percebeu a diferença?
Se não entendeu o que eu disse sugiro a leitura do meu e-book Osciloscópio sem Traumas, que irá lhe ajudar.
Depois do “brake comercial” a moda plim-plim, então, trocando em miúdos quer dizer que o DSO 150, não serve pra nada?
Calma aí! Fake News não vale, não ponha palavras, na minha boca. Eu não disse isso.
Serve sim, depende do que você pretende “ver” com ele.
Para quem está começando a estudar eletrônica é importante ver que a forma de onda da rede elétrica, por exemplo, é uma onda senoidal e não, ficar apenas, com as figurinhas dos livros ou que o professor desenha no quadro.
Nada melhor que ser um São Tomé: – ver para crer (e não ficar acreditando nas mensagens do WhatsApp sem verificar).
Sendo assim, eu até o recomendo aos alunos do Clube Aprenda Eletrônica com Paulo Brites que estão começando agora e com pouca grana no bolso.
Ele pode ser encontrado no Mercado Livre por algo em torne de R$ 200,00 ou direto da China por valores bem menores. A vantagem do Mercado Livre é poder devolver o produto caso algo esteja errado, mas calma não sai correndo para comprar por enquanto. Continue lendo e entenderá porquê.
Se optar pela China direto, não custa lembrar que agora o Correio (daqui) está cobrando uma “taxa extra” de 15 pratas para TUDO que vem de fora, além de você demorar a receber ou, até, não receber nunca, embora o chinês prove que enviou.
Deixando as maracutaias do nosso correio de lado, volto a dizer que é superimportante (como está na moda dizer) ver a forma de onda de uma retificação, por exemplo, e perceber a real diferença entre meia onda e onda completa.
Estes são apena dois exemplos bem simples para ilustrar o que você poderá “ver” com o DSO 150.
Agora, se está querendo visualizar um sinal LVDS em uma tela LCD, por exemplo, com um osciloscópio de 200 reais (aqui no Brasil, na China é muiiiiito menos) é o mesmo que querer ir de helicóptero do Brasil para Europa (sem escalas!).
Alguns cuidados na hora de comprar o DSO 150
Seja lá qual a opção que você escolha para comprar, direto da China ou via Mercado Livre, eu gostaria de lhe dar algumas dicas.
O fabricante original do DSO 150, até onde eu consegui apurar, é a JYETech, e parece que já tem alguns clonados por aí.
O site da JYETech (www.jyetech.com) mostra como descobrir se é “fake ou fato”.
A lista abaixo foi obtida em 18/10/18 a partir do site da JYEtech e datada de em janeiro de 2018, mostra alguns revendedores da AlyExpress não autorizados, bem como “fabricantes” piratas, portanto é melhor fugir deles mesmo que o preço seja tentador.
- All Sea Store
- 100 Percent Store
- Sunsunsun Store
- KELI Electronics Technology Co.,LTD
- KE LI Trade Electronic Co.Ktd
- Shen Zhen Blue Sky Technology
- Wu wei
- Binggogo (provavelmente para confundir com Banggood)
- Shop ouyou2010
O DSO 150 é vendido em forma de kit ou montado e com o case.
Eu preferiria o completo.
Finalmente, um ponto importante, é a ponteira de teste.
Você irá encontrar alguns com um pequeno cabo coaxial com duas garras jacaré e outros com uma ponteira de osciloscópio “verdadeira” com a chave x1/x10.
Sem dúvida, esta é melhor opção.
Fazendo algumas medições com o DSO-150
No vídeo abaixo eu vou mostrar algumas medições rápidas com o DSO 15O e comparar os resultados obtidos com os do ICEL DSO-2720.
A unidade que vou utilizar foi comprada por um amigo e, ele não vai gostar de ouvir isto, mas é uma falsificação da falsificação.
As PCIs não têm nem as indicações das falsificadas como mostrado nas fotos.
Sendo assim, não posso garantir que algumas instabilidades e pequenas divergências nas leituras sejam “normais” ou por conta da qualidade do produto fake.
É possível que eu compre um destes na China no site oficial, mas só no ano que vem quando o dólar baixar e os Correios melhorarem o que irá acontecer, segundo as pesquisas e os videntes econômicos, a partir de janeiro quando o Brasil irá se transformar num paraíso.
Bem, isso se as serpentes disfarçadas de Eva não oferecerem maças para Adão, ele cair na tentação e não nos livrar do mal.
Amém!
26 Comentários