Fontes ou geradores de corrente constante
Em março de 1981 eu escrevi um artigo para a Revista Antenna intitulado Fontes ou Geradores de Corrente Constante que eu estou tirando “do meu baú” e colocando hoje aqui no site.
Quando eu comecei a lecionar eletrônica no curso técnico, lá pelos idos de 1970, eu percebia que os alunos tinham muita dificuldade em entender a diferença conceitual entre fonte de tensão e de corrente.
Praticamente uma fonte ou gerador de tensão é associada a uma pilha ou bateria e quando se mede o que “existe” nos seus terminais encontramos tensão. E a corrente, onde está?
Logo nas primeiras aulas sobre transistores eu notava estas dificuldades que os alunos tinham e entender porque se diz que um transistor é um amplificador de corrente e a válvula (hoje os Fets e Mosfets) é um amplificador de tensão.
Passei a fazer uma aula “extra” para abordar este assunto incluindo o conceito de Fonte ou Gerador de Corrente Constante.
Sempre me pareceu que os autores de livros e os professores pensam que todo mundo entende com facilidade certos assuntos que embora para eles sejam muito simples se analisarmos com mais detalhes veremos que não são tão simples assim.
Meu lado de professor de matemática me fez ser exigente com os conceitos, pois este é um dos pré requisitos da matemática, a precisão nas definições, pois é a partir delas que tudo mais será construído.
Foi esta paixão por tentar explicar as coisas da forma mais didática possível que me levou a escrever sobre tópicos como este que gerou o artigo que agora repriso aqui no site.
Espero que gostem. Aguardo os comentários.
4 Comentários