Frequencímetro com PIC de 1Hz a 50MZ Parte 2

Para quem está chegando agora vale esclarecer que este post -frequencímetro com PIC de 1Hz a 50MZ Parte 2 – é a continuação do que publiquei em 04/12/2019 e se ainda não o leu recomendo que CLIQUE AQUI para lê-lo, caso contrário ficará um pouco “perdido” com a explanação que virá a seguir.

Como expliquei no final do post mencionado, teria que ficar aguardando a chegada do novo kit para poder dar continuidade ao trabalho. Finalmente ele chegou há alguns dias e tenho novidades para contar.

A primeira coisa que fiz, antes de iniciar a montagem do novo kit, foi comparar a resistência entre os pinos 3 e 5 nos dois CIs e constatar que havia uma significativa diferença.

Este fato reforçou minha suspeita, que agora já era uma certeza, que alguma coisa tinha “dado ruim” quando apliquei um sinal de tensão superior a 5V para medir frequência. Queimei o PIC, simples assim!

Acontece com “as melhores famílias”!

# Partiu montagem

Montado o “novo” kit, iniciei o teste usando apenas a opção para medir a frequência de cristais pois, assim não correria o risco de que queimar novamente o PIC.

O próximo passo seria fazer a modificação incluindo o buffer como já expliquei no post anterior e que irei descrever a seguir.

Antes, porém resolvi que valeria a pena tentar copiar o arquivo que estava no PIC do chinês que veio com o novo kit, caso alguma coisa desse errado bastaria eu comprar outro CI aqui no Brasil e gravar o arquivo. Afinal, “o seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo”.

Isto, entretanto só seria possível se o PIC não estivesse protegido para cópia.

Por sugestão de um amigo, comprei um módulo para gravação de PICs que estava em oferta numa empresa em São Paulo por um precinho bem razoável. Quem sabe assim, eu me animo a mexer com PICs novamente.

A compra foi feita no dia 30 de janeiro, chegou na agência de correios aqui perto de casa no dia 02 de fevereiro, mas só me foi entregue no 18 de fevereiro. Onde tem correio não tem entrega rápida… a menos que seja por Sedex!

Eita correio da “Pátria amada Brasil” – serviço caríssimo e de péssima qualidade.

Com o gravador de PIC na mão, agora sim poderia proceder as alterações sem correr riscos.

Ainda bem que o hacker chinês era principiante e não tinha protegido o PIC o que me permitiu copiar o programa original.

Sobre a cópia e a gravação de PICs fica para outro momento, quem sabe.

Comecei removendo os componentes do testador de cristal para inserir em seu lugar o circuito do buffer ou pré amplificador citado no post anterior.

Como eu pretendia, no futuro, manter a opção de teste de cristal fiz uma “engenharia reversa” para obter o circuito do teste de cristal que segue na fig. 1.

Fig. 1 – Circuito de teste de cristal

Montando o pré amplificador ou buffer

Removido os componentes que aparecem no destaque em verde da fig.1 faltava só fazer pequenas modificações na PCI como se vê na Fig.2.

Fig.2 – Mostagem do pré no frequencímetro

Como diz o ditado “uma figura vale mais que mil palavras” e a Fig. 2 é bem esclarecedora sobre as modificações que deverão ser feitas para acrescentar o circuito cujo esquema está na fig. 3.

Fig.3 – Esquema do pré amp p ao frequencímetro digital

Vale a pena chamar atenção para algumas marcações em vermelho na fig. 2 que são cortes que deverão ser feitos nas trilhas com auxílio de um estilete (outras são jumps). Um destes cortes, marcado com a seta vermelha merece atenção especial porque é quase imperceptível junto a um dos terminais do soquete do cristal (que deverá ser retirado).

Aproveitei o transistor S9018 do testador de cristal tendo o cuidado de inverter sua posição na placa. Poderia usar também um BC547, mas deixei este para a montagem do testador de cristal que está na fig. 1.

Hora de cruzar os dedos

Como vocês que me seguem há algum tempo sabem que não sou supersticioso, mas com as bruxas não me meto, então todo cuidado é pouco.

Tudo conferido e reconferido – fogo!

Bingo! Deu certo, estava lá a frequência no mostrador.

Testando outro PIC

Só faltava conferir se a gravação de outro PIC estava funcionando para encerrar a missão com chave de ouro.

E não é que deu certo! Dois novos PICs virgens foram gravados e testados com êxito.

Livrei-me do chinês. Agora tenho duas placas montadas e se o PIC queimar é só gravar outro e colocar para funcionar.

 

 

5/5 - (4 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

20 Comentários

  1. Geraldo

    Boa noite!
    Eu tenho um frequencimetro pic
    Que só mede cristal
    Daí quero fazer ele medir por indução ou aproximação.
    Oque posso fazer para ele funciona desta forma?

    • Sua pergunta está muito vaga. Você não diz qual é frequencímetro Adivinhar fica difícil !

  2. Francisco Degli

    Paulo, boa tarde no kit que comprei tem um resistor de 10k do +B ao pino 3 do pic. Na montagem do pré esse resistor sai?

    • Paulo Brites

      Francisco, no meu kit não tem este resistor. Ele grampeia a entrada (pino 3) em 5V. Tem que experimentar Talvez precise retirá-lo.

  3. Adalberto

    Olá paulo eu montei como frequencimetro eliminando a parte do letor de cristal alterei a fi acrecentando a 7.800 no pic e deu otimo resultado pra leitura no radio 148GTL. Adalberto6057@gmail.com.

    • Paulo Brites

      Ótimo adalberto
      A ideia é essa o artigo é uma base e para dele o TÉCNICI=O faz as adaptações para suas necessidades
      Bom colocar o comentário para outros se inspirarem
      Abraços

  4. Alex Silva

    Boa noite, professor.
    Cheguei a você devido a um grande desejo que eu tinha em instalar um frequencímetro para o meu gerador de sinais, montado artesanalmente.
    Primeirmente parabéns por sua contribuição, o mundo fica melhor com pessoas como vc.
    Eu utilizo o meu gerador para testes em amplificadores e alto-falantes. Costumo gerar frequências em onda senoidal entre 10hz e 17khz com amplitude de 350mv, esses valores já são suficientes para ligar na entrada pré de um amplificador.
    Graças ao seu estudo, descobri que posso realizar o meu grande desejo, que é instalar um frequencímetro e saber qual frequência está sendo gerada em tempo real.
    Essa semana recebi o meu frequencímetro da China (ainda não montei), gostaria de saber se essa modificação que você fez na sua placa, já é o bastante para fazer com que o frequencímetro atenda as minhas necessidades, pois não tenho interesse em medir cristais.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    • Paulo Brites

      Olá Alex obirgado pelo apoio, costumo dizee que não vim ao mundo a passeio e caixão não tem gaveta portanto, tenho que deixar tudo que aprendi e continuo aprendendo por aqui. Agora vamos a dúvida.
      Em princípio me parece que a modificação irá atender a primeira parte, mas tem que testar. Às vezes alguma coisa nos passa desapercebido e a gente só percebe na prática.
      Quanto a medida de cristal você teria que fazer algumas novas adaptações porque esta adaptação remove a parte do circuito para medir cristais. Comecei a fazer isso, mas não tive mais tempo para continuar.
      Eu tenho um outro artigo aqui sobre medida de cristal que eu escrevi em cima de uma dúvida de um leitor.
      As aulas do Clube estão me tomando muito tempo. Vou ver ser consigo voltar ao projeto da medida de cristais.
      Espero ter akudado.

      • Alex Silva

        Obrigado pelo pronto retorno professor.
        Acho que você se enganou, eu digo justamente que não tenho interesse em medir cristais. Logo, fico muito satisfeito em saber que o seu projeto me atende.
        Muito obrigado e vida longa para você.
        Um grande abraço.

        • Paulo Brites

          Realmente eu não reparei, acho que ainda estava con sono.
          Tenta ai e dopois conta se deu tudo certo. Se não funcionar de primeira não desista vamos corrigindo os bugs.
          Boa Sorte.

  5. Paulo ,o programa do pic chines e o mesmo do radio amador ou e diferente,o senhor usou para gravar o pic novo e tem como enviar para mim em e-mail, e que o meu fiz a mesmo coisa de destruir a porta 3 de entrada e agora vou modificar ,como esta no projeto.

    • Paulo Brites

      Realmente eu te mandei os programas do radio amador,mas acho que tb funcionaram

      Vou ter que colocar o PIC original no gravador para copiar

      Tentarei fazer isso hpje ou amanha

      • Paulo, agradeço o seu retorno dos Hex ,para gravar vou ver amanha no e-mail e guardar na pasta e tambem estou procurando um esquema de um medidor de esr digital com pic ,ja tenho analogico esta em algum lugar nos cds .
        Esse medidor eu vi na epoca que eu so tinha programador de eeprom e foi gravado em um cd .
        Paulo obrigado .

  6. Jackson Fiedler

    Olá Paulo. comprei um deste apenas para teste do cristal… mas o único que ele não mede: é aquele cilindrico de 32,789KHz das placas de PCs. Troquei um bucado desses cristais pensando que tinha defeito e não tinha. O que eu preciso saber que não sei sobre o teste dele?

    • Paulo Brites

      Vou ver se tenho algum destes por aqui e verificar.

  7. Wagner

    Parabéns Paulo! Excelente.
    Por favor, poderia indicar o modelo do gravador Pic e o link de onde comprou?
    Abraços.

    • Paulo Brites

      O gravador que comprei foi o PICkit 2 mas já existe a versão 4.
      Veja http://www.canakit.com
      Comprei no Brasil na Multilógica por 19,90 mas era promoção porque é uma versão antiga. Acho que nã tem mais.
      No mercvado livre você encontra.
      Em breve talvez faça um post sobre ele.

  8. SILVIO COHEN

    Oi Paulo, Sou o Silvio da época da ASAERJ, parabéns, sou inscrito no canal e acompanho o seu trabalho.
    Abraço.

    • Paulo Brites

      Oi Sivio,

      Quanto tempo hein.

      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *