Montando o conversor DC-DC no AF-105
Montando o conversor DC-DC no AF-105
Este post, onde vou tratar da montagem de um conversor DC-DC no AF-105, é um complemento do que publiquei em janeiro deste ano aqui no blog com o título de “Bateria de 22,5V – a solução definitiva”.
O circuito e os detalhes podem ser encontrados no post citado, uma novidade aqui é que apresento o desenho de uma plaquinha customizada que foi desenhada pelo meu amigo Prof. Max Durend.
O AF-105 é um multímetro bem compacto, diferentemente do SANWA 320X, o que exigiu que a PCI para a montagem tivesse o tamanho mais reduzido possível o que foi conseguido com a habilidade do Max para colocar todos os componentes numa placa 53×25 mm que você encontra aqui embaixo.
Observe o retângulo vermelho que aparece na parte inferior esquerda no desenho que mostra os lados dos componentes.
Neste ponto foi necessário interromper a trilha para introduzir um mini trimpot de 10k a fim de permitir o ajuste preciso da tensão de saída em 22,5V.
Fora este pequeno “bug”, a montagem não trará maiores dificuldades. Eu optei por utilizar um soquete para o CI por precaução, caso um dia seja preciso trocá-lo.
A bateria de 9 volts foi colocado no local da bateria de 22,5V tendo sido necessário desbastar a base do gabinete com auxílio de um esmeril acoplado a uma mini furadeira, porque a bateria de 9V é um pouquinho “mais gorda” que a original de 22,5.
A PCI foi acomodada sobre uma das pilhas de 1,5 e também foi necessário remover alguns “obstáculos” no interior do gabinete como mostra a foto. Nada complicado.
Valeu o trabalho. O lendário AF-105 voltou a vida e agora sem complicações com relação à substituição da bateria de 22,5V.
No caso do 320X eu optei por coloca uma chave para desligar a alimentação do conversor e aumentar a vida útil da bateria, entretanto no AF 105 eu optei por outra solução para esta chave liga/desliga que já será apresentada.
Antes que você pense que ao colocar a chave seletora na função OFF está desligando a bateria devo informa-lhe que isto não é verdade.
A posição OFF na verdade colocar em curto os terminais da bobina do galvanômetro para evitar que ela fique balançando durante o transporte.
Voltando a solução para a chave liga-desliga eu utilizei a chave original para inversão de polaridade após desabilitar esta função uma vez que ela passou a ter pouca utilidade.
Digo isto porque o maior interesse neste multímetro, nos dias de hoje é sua escala ôhmica Rx1000 para medir fugas de semicondutores.
Finalmente, resolvi colocar um LED para “lembrar” que o circuito está ligado, mas onde colocá-lo?
Furar o gabinete para isto seria muito arriscado. Depois de passar alguns minutos olhando painel, veio uma ideia.
Retirei o borne OUTPUT que pouca aplicação tem hoje em dia e instalei um LED de 5 mm no seu lugar.
Pronto, assim temos um AF-105 de volta à vida.
7 Comentários