Ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação
No meu e-book Osciloscópio sem Traumas eu trato das ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação pois, é um assunto bastante importante e que muita gente não leva em conta, principalmente nos osciloscópios digitais que apresentam um detalhe a mais como veremos.
Resolvi escrever este post e gravar um vídeo sobre ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação em osciloscópios digitais ao me deparar com esta questão quando estava preparando uma aula introdutória sobre filtros passa altas e passa baixas para o Clube Aprenda Eletrônica com Paulo Brites.
Analisando os filtros com o osciloscópio
Em linhas gerais, a ideia é injetar um sinal senoidal na entrada do filtro e monitorar simultaneamente com um osciloscópio de dois canais o sinal aplicado à entrada e o que aparece na saída.
Acompanhe no diagrama em blocos da Fig.1.
Observe que o sinal que sai do gerador vai diretamente à entrada do filtro e ao canal 1 do osciloscópio, ou seja, sem nenhuma atenuação.
Entretanto, a saída do filtro vai ao canal 2 utilizando-se a ponteira com atenuação X10.
Osciloscópio analógico x digital
Se estivermos utilizando um osciloscópio analógico não teremos problema com as ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação, bastaria estarmos atentos aos níveis de tensão que apareceriam na tela tendo o cuidado de multiplicar por 10 a tensão apresentada pelo canal 2.
Em se tratando de um osciloscópio digital precisamos ajustar também a atenuação no próprio osciloscópio.
Ocorre que no digital o ajuste da atenuação das ponteiras fica “escondido” numa das opções do menu e se não estivermos atentos a este fato iremos obter resultados errados na tela.
No caso particular da configuração mostrada na fig.1 precisei ajustar a atenuação do canal 1 para “X1”, através do menu, e para “X10” para o canal 2.
Como ajustar a atenuação das ponteiras no osciloscópio digital
Não existe uma regra geral para todos os osciloscópios digitais, a única coisa que posso lhe dizer é que é através de alguma opção do menu.
Você terá que estudar o manual do seu osciloscópio para descobrir como fazer.
No meu caso eu utilizei o ICEL DSO 2072 que também serviu de para as demonstrações apresentadas no e-book Osciloscópio sem Traumas como está explicado no capítulo 4.
Por que não coloquei a atenuação da ponteira em X1?
Você pode estar querendo perguntar, não seria mais simples deixar a ponteira do osciloscópio também em X1 para o canal 2 uma vez que o sinal proveniente do gerador de funções vai direto ao canal 1 sem atenuação?
Neste caso particular não faria muita diferença, entretanto, como eu explico no capítulo 3, sempre que possível devemos utilizar a atenuação X10 porque a largura de banda é maior.
Este texto serviu para ajudá-lo a entender a demonstração que irei fazer no vídeo a seguir.
17 Comentários