Reparando um Multímetro Digital

A colocação incorreta das ponteiras em multímetro digital

Recentemente um professor de física, meu amigo, me procurou aborrecido porque durante uma aula prática de eletricidade, por distração, havia queimado um multímetro digital Minipa modelo ET-1002 novinho.

 Uma  pequena distração e …

multímetro com as ponteiras no borne errado

multímetro com as ponteiras no borne errado

Com um monte de alunos fazendo perguntas ao mesmo tempo é bem comum fatos como estes acontecerem, principalmente quando temos diferentes multímetros em uso na sala de aula.

A posição dos terminais não é padronizada o que pode nos levar, na hora da confusão, espetarmos uma ponteira no “buraco” errado.

Foi que aconteceu. A intenção era demonstrar medida de tensão alternada e ele colocou a ponteira no borne utilizado para medida de corrente confundindo-se com outro modelo em que esta posição ficava à esquerda e não à direita como no caso deste modelo da Minipa.

Alguns podem argumentar “não vale a pena perder tempo tentando reparar um multímetro tão barato”.

Em primeiro lugar, o multímetro em questão não é tão barato assim, pois hoje ele custa em média cinquenta reais.

Porém, mais do que o preço precisamos nos preocupar com a questão ecológica.

Cada coisinha que deixamos de tentar reparar porque “não vale a pena” vai para no fundo do rio poluindo o ambiente e provocando os desastres ambientais que assistimos todos os dias e depois chamamos de tragédias. Acho que a palavra certa deveria ser omissão.

Tentando salvar o planeta

Meu amigo já havia aberto o “bichinho” à cata de um fusível queimado, mas geralmente este é o último a morrer.

Constatado que o fusível estava bom a “competência” dele para resolver o problema acabou e sobrou para mim. Afinal, amigo é para pedirmos ajuda “nestes momentos difíceis”.

Observei que o display acendia o que já era um consolo. Havia vida naquele pobre ser.

região afetada pelo curto circuito

região afetada pelo curto circuito

Retirada a tampa traseira, dava para ver onde tinha ocorrido o sinistro. Uma trilha partida que ia diretamente ao borne GND, mais outra partida que se podia perceber por dentro da PCI transparente de fibra de vidro e um semicondutor com cara de transistor parcialmente destruído.

Com uma lupa pude ver o final da nomenclatura do mesmo: 13.

Talvez isto fosse um bom prenúncio para quem não é supersticioso.

Como nós temos outros multímetros iguais seria fácil descobrir o código do semicondutor destruído.

Ao abrir outro multímetro percebi que embora eles fossem iguais por fora, eram diferentes por dentro. Quem já não viu este filme?

Entretanto, para minha alegria havia um semicondutor na mesma região do sinistro cujo código era S9013.

A chance de ser o mesmo era praticamente de 100%, já que o final também era 13. Tudo indicava que eu estava com sorte.

Mas quem era este “bichinho de três perninhas” com cara de transistor?

Apelando para o São Google, nem foi preciso acender muitas velas.

O “milagre” veio rápido e logo de cara descobri que era um NPN e que pelas suas características qualquer BC547 iria “mandar bem”.

Mas, (sempre tem um “mas”) os terminais não tinham a mesma ordem. Nada demais, apenas uma inversão na posição de emissor e coletor e tudo se resolveria.

Datasheet do transistor S9013

Trocado o transistor e reparadas as duas trilhas com jumps de fios o multímetro voltou a funcionar.

Meu amigo ficou feliz e o planeta também.

multímetro após o reparo

multímetro após o reparo

Uma pequena reflexão

O principal objetivo destes post foi chamar a atenção de que precisamos quebrar esta “regra” da descartabilidade imposta pelas indústrias com o apoio maciço e hipócrita da mídia que faz um programa de TV sobre ecologia  patrocinado por um fabricante que quer lhe vender o modelo novo do seu produto que “agora é muito melhor”.

Pense nisso e divulgue esta ideia enquanto o planeta Terra existe.

Até sempre.

 

4.7/5 - (4 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

177 Comentários

  1. daniel

    Olá Prof Paulo, pfv se puder me dar uma ajuda, tenho um ET-1002 usei muito pouco, nunca precisou de reparo, porem desde novo nunca teve precisão na escala de voltimetro DC, fazia aferição pelo trimpot ficava bom mas cada vez precisa diminuir mais a resistência do trimpot, agora chegou em um momento que o trimpot já bateu no limite e não consigo mais calibrar, não bate a voltagem, medindo um fonte de 1 volt, marca 0,85 volt (exemplo), refiz as soldagem dos resistores, o meu é da versão que tem os resistores comum (não SMD) na lateral (um do dadinho do outro) Essa diferença acontece em mais de uma escala de voltagem de forma igual. No caso de medição de resistência e diodos tá ok. Nesse meu percebi uma diferença se comparado com os da versão SMD o meu os resistores RJ5A é 547k e RJ5B é 352k diferente dos SMDs que são de 247k. outros componentes não consegui comparar. O que pode ser?
    Obg

    • Caro Daniel
      Infelizmente não dá para dizer alguma coisa apenas com seu relato sem estar com o equipamento na mão e mesmo assim não garanto que descobriria sem ter como analisar o esquema que não se consegue. Este multímetros, embora vendidos no Brasil, são fabricados na China e, às vezes, em fabricas diferentes.
      Pelo preço, não creio que passem por um controle de qualidade rigoroso e assim, pode sair um lote com problemas. Não estou afirmando isso. É uma suposição.

      • daniel

        Prof. Paulo, realmente é difícil de se saber sem o equipamento na mão e sem o diagrama. Acredito que tenha algum resistor com problema e é como falou fabricado em vários lugares, custo baixo e qualidade limitada ou até mesmo comprometida.
        Agradeço a atenção e a resposta.
        Saudações

        • Pois é Daniel, às vezes, com um olhar treinado pelo anos de experiência bate-se o olho e se vê o que ninguém viu.
          Sinto não poder te ajudar mais.
          Obrigado pelo seu retorno

  2. Vital

    Olá, o meu multimetro 9 Multimetro ET-1002) aconteceu a mesma coisa, contudo, não consigo ler o valor do resistor RJ10, o quela foi danificado. Alguém saberia qual o valor dele?

  3. José carlos

    o pior é o sunwa yx-360, a chave rotativa é reto e não tem nenhuma pintura apontando a escala, facinho do cara errar

    • Não entendi o que você quis dizer com não tem nenhuma pintura apaontando a escala.

  4. alexandre

    Professor, tenho um minipa ET- 1002 e sei que ele usa uma bateria de 9v. estava alimentando ele com minha fonte ajustada e sem querer coloquei 12v…. ele continuou funcionando normal e quando delisguei e fui ligar novamente nao ligou mais… tem alguma dica? Sou iniciante, medi os componentes nao achei nada de errado mas posso estar equivocado… no meio dele tem um transistor smd que esta bipando entre base coletor e base emissor. removi ele e medi fora, esta normal a continuidade esta dando na placa tem alguma dica? sera que o chip principal dele ja era? vi que a tensao da bateria vai direto para este chip que é uma bolha preta…

    • Caro Alexandre
      A distância sem ver o equipamento fica difcil mas vamos tentar A maioria destes DVMs mais baratos utilozam o ICL7106 ou ICL7107 O 7106 trabalha com 6V máximo e 7107 com 16V. Sendo assim não creio que 12V pudesse queimá-lo. Parece que a outra razão para não funcinar mais depois de ser religado. Mas coomo eu disse, sem ver fica diícil.

  5. Denis

    Caro, Paulo.

    Primeiramente parabéns pelo belíssimo trabalho aqui no site.

    Por descuido meu, fui medir a tensão na tomada mas posicionei a chave do meu multímetro em corrente contínua. Depois disso não consegui mais medir, mesmo tendo trocado para a posição correta (alternada). Todas as outras funções parecem normais, inclusive a medição de tensão em corrente contínua. Apenas a medição de tensão em corrente alternada parou de funcionar (o display mostra zerado, às vezes oscila rapidamente sem chegar aos 220V aqui da região, às vezes mostra HV).

    Será que posso nutrir alguma esperança de o multímetro tenha conserto (Minipa ET-1002)?

    • Paulo Brites

      Caro Denis, enquanto há vida há esperança mesmo que neste caso seja só “meia vida”.
      Está um pouco estranho. Vc tentou medir AC na posição DC e quanto foi para a posição AC não funcionava mais, embora a posição DC (que livrou o tranco) continua funcionando.
      Não faz sentido lógico isso. Será que o AC já não estava funcionando e vc não tinha percebido?
      Enfim, os multímetros (todos) na verdade não medem AC, eles retificam e medem o valor mídi. Mês passado escrevi um artigo na Revista Antena sobre isso;
      Sugestão- Procure diodos pelo caminho, mas vai precisar de outro instrumento para poder testar.
      Veja também alguma trilha rompida e cruze os dedos para achar!
      Boa sorte.

      • Denis

        Pois é, Paulo, achei estranho isso também.

        De fato, eu não tinha pensado nisso… talvez já tinha parado e eu não havia percebido.

        Obrigado pelas dicas e por ter respondido.

        Excelente semana pra você.

        • Paulo Brites

          Obrigador pelo retorno

      • Rodrigo Cordeiro

        Professor Paulo, seu post me salvou! rs conseguir efetuar o reparo da trilha com um jumper como apresentado no artigo!

        Muito Obrigado!

        • Paulo Brites

          Maravilha. Obrigado por comentar aqui.

  6. Paulo Agostinho

    Ola chará (alguém ainda usa essa gíria?)kkkkkkk, sobre consertar coisas eu morro em cima do bicho mas não desisto, nunca rsrsrsr, eu comprei um meeter da exbom MD-160 e depois de um tempo ele ficou meio xarope nas medidas de tensão contínua, eu selecionava 20v ele dava sobremedida até numa bateria de 9v, coloco em 200v mede normal, mas aí é que vem o desespero maior, de repende o display acende e alguns segundos depois apaga tudo, sozinho, já abri mas não encontrei nada de anormal, troquei a bateria e nada, já passou por alguma experiência como essa? Desde já agradeço

    • Paulo Brites

      Meu caro, esses modelos e marcas hoje em dia não dizem nada. Um chinês copia de alguém põe a sua marca. Outro copia dele, piora um pouquinho e põe a marca dele. Tudo igual mas diferente. Não sei como é esse fulano por dentro. A distância fica difícil.

  7. Gustavo Breda

    Paulo, muito obrigado pela ajuda! meu caso foi um pouco diferente, mas parecido. Reparei a trilha do comum e mesmo assim o meu multímetro apresentava o defeito de não medir resistência e continuidade, no entanto fiz tudo que você descreveu. E em fim descobri que o problema do meu multímetro eram sim as duas trilas e por fim a bateria de 9v que estava fraca, por esta razão não fazia a medição da continuidade mesmo tudo reparado.

    Muito obrigado
    Abraço

  8. José Alves Mendes Júnior

    Amigo estou com um multimetro desse ai, mas a voltagem sempre da abaixo do que é para ser. Por exemplo: se coloco para medir tensão alternada de 220 V , só está dando 208 V. Tem hora que dar certo e tem hora que dar esse ai de 208 V. O que pode ser em? Já refiz a trilha do COM e já troquei o fusivel e nada.

    • Paulo Brites

      Caro José Alves, para inicio de conversar o fusível, obviamente, não tem nada a ver com a história.
      Quando você diz “Tem hora que dar certo e tem hora que dar esse ai de 208 V” parece mal contato. Pode ser na chave seletora. Eu disse “pode ser”, não disse que é. E a bateria como está? Já mediu (com outro instrumento é claro) E as pontas de prova♠
      O problema só ocorre na escala AC? E em outras medições com outros valores.
      É preciso fazer uma análise mais completa para tentar chegar a uma conclusão.

      • Ailton

        Olá Paulo tudo bem? amigo to com um multimetro desse me deixando doido kkk, não funcionava nada, tinha duas trilhas partidas, o transistor S9013 estava com defeito, o troquei por um BC337, agora ele mede tensão alternada continua e corrente de 200mA (se for com a saida pra resistencia) agora a corrente de 10A e a medição de resistência não funciona de jeito nenhum, o senhor teria alguma dica?
        Obrigado pela ajuda

        • Paulo Brites

          Ailton
          No caminho da corrente de 10A tem um fusível.
          Esse instrumento tem muito resistor SND, o jeito é medir um por um. Provavelmente tem um aberto.

    • Anderson

      Olá Paulo, já recuperei vários multímetros porém estou com um Minipa et-1002 me deixando doido rsrsrs. Ele tinha trilha rompida, fusível queimado, um Transistor 9013 rachado um resistor alterado e um aberto, bateria ok foi tudo trocado porém o problema continua o mesmo qualquer escala que coloco ele fica com sinal de infinito e na escala de continuidade fica botando direto sem as ponteiras, será que o microcontrolador foi afetado?

      • Paulo Brites

        Provavelmente sim, Anderson
        Este transistor funciona como um gerador de corrente para teste de diodo e vai ligado diretamente no CI.
        Meça a tensão entre os bornes vermelho e preto com a chave na posição continuidade/diodo (com outro voltimetro) O normal é dar entre 2,8 e 3 V
        Se der zero é por que está em curto e provavelmente o chip babou.

  9. Ricardo

    Bom dia Paulo Brites.
    Queimei esse mesmo multímetro e o fusível queimou e ele não têm o valor de corrente impresso no metal , só a tensão de 220v.
    Não encontro na net nada sobre ele.
    Qual seria o valor dele?
    Obrigado.

    • Paulo Brites

      No ET-1002 Minipa que eu tenho aqui o valor está impresso da placa 250mA/250V.
      Geralmente é este valor nos multímetros deste tipo.

      • SIGRID ANDERSON VASCONCELOS DOS SANTOS

        BOA TARDE VOÇE TEM A REFERENÇIA DO R 15 DO MULTIMETRO ET- 1002 MINIPA

        • Paulo Brites

          Caro Sigrid, mande uma foto para contato@paulobrites.com.br com a localização do R15 para eu ver se a sua versão é igual a minha. Numa primeira olhada não localizei o R15.

  10. Antonio Sergio

    Bom dia, por favor sua ajuda no seguinte problema tenho Multímetro Hikari HM2030 ao abrir o mesmo para manutenção deixei cair as palhetas dele e não sei a posição já fiz varias combinação não consigo, eu sei que ele esta funcionando só o problema dela e as posição da bendita palheta, por isto peço por favor sua ajuda nesta dica. Sergio

    • Paulo Brites

      Caro Sergio
      Infelizmente não tenho como te ajudar. Seria preciso ter um igual para fotografar e eu não tenho.
      Pode se que algum leitor leia o comentário e se disponha a fazê-lo
      Sugiro procurar nos grupos de face book sobre eletrônica para ver se alguém te ajuda.

  11. Eder Pereira de Carvalho

    Olá,tudo bem? Eu tenho um multímetro minipa modelo ET 1507B e ele está com erro nas escalas(ex; na escala de continuidade está dando para medir Cc )e demais escalas estão todas doidas tambm.Havia emprestado ele pra um colega e provavelmente ele mediu algo em escala errada com ele.Teria como fzer algum tipo de reset nele?
    Desde já obrigado pela atenção

    • Paulo Brites

      Caro Eder, não existe reset nestes instrumentos.
      Estes instrumentos são todos baseados em um chip microcontrolador programado de fábrica e você não encontra para vender.
      Sugiro abrir e ver se encontra alguma pista, algo que seja comum a todas as medidas, começando pela bateria.

  12. Ola professor Paulo ,venho aqui perguntar umas coisas de duvida sobre multimetro ,consertei varios e estou com uma pulga atras da orelha ,comprar um automatico ou manual vi na china um muito bonito manual e automatico e aqui no Brasil da hikari dos dois modelos ,por mim eu prefiro manual da do outro ficar louco por alguma ratiada mesmo o manual daria algo imaginavel ,qual a sua opiniao .

    • Paulo Brites

      O automático, dependendo do modelo, pode ser um pouco mais lento para mostrar a medida.
      Louco qualquer um pode ficar (até o técnico rsrsrs).
      No meu e-book sobre multímetros tem muitas outras informações interessante.

  13. Daniel Braz

    Olá Paulo, tudo certo? Durante uma aula de laboratório, um aluno quebrou o suporte de apoio de mesa de um multímetro Dt9205a, aquela peça que fica na parte traseira. Não houve qualquer avaria nas partes essenciais, o funcionamento continua perfeito, mas o aparelho é novinho, e eu gostaria de trocar essa peça. Sabe se é possível? Também concordo que temos obrigação de, quando for possível, consertar as coisas ao invés de trocá-las . Abraços.

    • Paulo Brites

      Caro Daniel
      Creio que não encontrará para comprar. Há muito tempo as empresas deixaram de fornecer partes de reposição para equipamentos considerados de baixo valor.
      O jeito é você tentar fazer alguma peça artesanalmente usando sucatas e criatividade.

  14. Joao Carlos Filho

    Amigo, eu também sou adepto dessa sua filosofia de evitar a descartabilidade. Pensando nisso, eu também estou querendo reparar um multímetro meu que queimou a escala de continuidade. Já abri e não vi nada danificado na placa mãe. Quando é colocado em continuidade, o sinal de menos fica piscando na tela e não faz nenhuma leitura. Pior, as ponteiras não bipam ao entrarem em curto. Você tem alguma luz pra mim?

    • Paulo Brites

      Meu caro em primeiro lugar a primeira coisa que se precisa dizer ao pedir uma orientação é dizer a marca e o modelo. É mais ou menos quando a gente vai ao médico, precisamos dizer onde dói.
      Fora isso só os advinhos podem resolver.

      • Joao Carlos Filho

        Ok então, GIGASAT DT 830B. Precisa se mais alguma informação ou ainda assim só mesmo se for adivinho….

        • Paulo Brites

          Eu não conheço esta marca/modelo. De ser mais um daqueles chineses clonados.
          Estes instrumentos costumam ser descartáveis, não tem nenhuma informação técnica sobre eles.
          Ou se dá a sorte de “consertar” achando uma trilah partida ou algo “visível” ou “já era” Como dizem por ai “descanse em Paz” (o multímetro).
          Atualmente meu tempo está reduzdissimo para investigar estas coisa que, em geral, não levam a lugar menhum.
          Se quiser mandar as fotos fique a vontade mas, não lhe prometo nada sobre natural (não é minha área).

          • Joao Carlos Filho

            Apenas a tentativa. Se der certo beleza, senão não tem problema. Faltou o endereço de envio, pois aqui não tem como anexar imagem….

      • Joao Carlos Filho

        Se precisar mando as fotos que fiz da placa

  15. Matheus

    Oi Paulo, muito obrigado pelo seu post, no meu caso foi só a trilha que rompeu (não fazia barulho em continuidade nem media a resistência), coloquei um pinguinho de solda e tudo ficou bem 😀

    • Paulo Brites

      Que bom, às vezes, o “coisa ruim” é menos feio do que pintam por aí!

    • Marcos Junior

      o meu multimetro é GC9205. meu problema foi que botei na escala de corrente alternada e nos bornes certos. o limite era de 20A por 10sec, mas acho que ultrapassei o limite de tempo, e depois disso a escala de corrente alternada fica variando sem parar e não zera, nem se encostar as pontas ele para de variar. na PCB desse multimetro não tem marcas de queimado, eu queria saber qual componente causa essa variação na escala de AC? meu e-mail: marcoseliasjr2@gmail.com

      • Paulo Brites

        Eu não conheço este multímetro nem sei que marca é. Seria preciso analisar o esquema porque cada instrumento tem uma maneira de efetuar as medidas. Não tenho como ajudar, neste caso.

  16. Isaac Vieira da Silva

    kkk aconteceu a mesma coisa comigo só q eu não estava dando aula, foi por distração mesmo, estourou o lado que estava o “S9” e rompeu a trilha, queria mesmo saber o valor dele agora q eu sei vou comprar, um abraço.

    • Paulo Brites

      É isso Isaac
      Tomara que dê certo. Depois conta pra gente.
      Abraços

    • Ola! Adorei a explicação e a fotos do conserto do multímetro.
      Eu recentemente adquirir um minipa ET 2082 C. Tô aprendendo eletronica no YouTube! A curiosidade é na escala de diodo e bipe, esse meu multímetro ele hora apita ou nao, só aparicendo numero. Queria saber se ele tá com algum defeito?
      Podeira me ajudar?

      • Paulo Brites

        Ele apita quando o valor da resistência medida está abaiso de um determinado valor, geralmente, em torno de 80 ohms diferindo de um multímetro para outro.
        Agora se vc quer aprender eletrÕnica de verdade recomndo que conheça o meu programa no Clube Aprenda Eletronica com Paulo Brites Assite as 3 primeiras aulas grátis e confira.

  17. Antonio

    Valeu, tocou com meu ideal, sociedade de consumo materialista, condicionado pela mídia, incute as cabeças dos incultos, quebrou joga fora, é lixo, quase sempre o curioso descobre que simplesmente foi só um fusível ou outra coisa tão simples, valeu a luz, acredito que es um patriota, agradecendo como um velho patriota, parabéns pela sua colocação.

    • Paulo Brites

      Dia desses eu precisa fazer uma pequena prateleira aqui no meu “laboratório” para colocar um novo instrumento. Olha daqui olha dali achei uma tampa de impressora quebrada guardada por aqui. Corta aqui, corta ali, só comprei as cantoneiras. A prateleira ficou linda, leve e solta…
      Só compro o que não tem jeito. Sou adepto dos 3Rs – reduzir, reutilizar, reciclar.

  18. Marcelo Alpohim

    Prezado Paulo,
    Possuo um ET 3810 Minipa e quando coloco na escala corrente DC ainda longe de uma rede”cabo” fica aparecendo valores no display e gostaria de tem uma explicação e correção para isso.

    • Paulo Brites

      Marcelo eu não tenho este multímetro por aqui e não tenho como te dizer se isto é “normal”.
      Sugiro que você entre em contato com a Minipa (sac@minipa.com.br) e depois conta pra gente.

  19. Claudio Badaro

    Boa noite Paulo. Também cometi um erro grave, fui medir a tensão de saída de uma raquete de mosquito com o Unit Ut-61e e ele apagou, não liga mais. Será que tem conserto?
    Desde já, agradeço por sua atenção.

    • Paulo Brites

      Meu caro Claudio, meus poderes de advinho são limitados rsrsrs
      Tem que abrir, inspecionar e descobrir.

  20. Thiago Luigi

    Bom dia. Você por acaso sabe onde posso encontrar o display de um multímetro ET-3810?Quebrei a tela de um e preciso reparar. Desde já agradeco!!

    • Paulo Brites

      Creio que somente uma assistência técnica da Minipa poderia, mas dúvido muito que consiga. Todos estes instrumentos vem montado da China e são apenas embalados aqui. O que talvez possa é encntrar a tela pra comprar no EBay, mas não sei se vai valer a pena.

  21. Sergio Marinho

    Parabéns pelo comentário e pelo artigo. Tenho um multímetro minipa et-1100, o display está totalmente apagado. o resistor R28 está torrado e não consigo ver o valor. Por um acaso você possui o esquema deste multímetro?

    • Paulo Brites

      Olá Sergio
      Infelizmente este eu não tenho. Quando você diz “torrado” quer dizer que ele está totalmente destruído?
      Veja se as dicas do meu e=book grátis Era uma vez um resistor queimado podem ajudar a tentar descobrir o valor.

  22. William

    Parabéns. Também sou contra o “não compensa consertar “. O planeta e nós mesmos pagamos caro por esse erro. Precisarmos de mais iniciativas como essa.

    • Paulo Brites

      Tento até o último suspiro!

  23. Bruno Rocha Soares

    Boa noite meu multímetro Et2801,qndo ligo o display fica escrito problema é fica apitando oq será

    • Paulo Brites

      Caro Bruno, tudo indica que tem um problema, não é mesmo?
      Sito muito, mas meu curso de ADIVINHAÇÃO está desatualizado. Não posso ajudar!

  24. marcos

    meu multimetro digital está apitando quando com 47 ohm. isso é normal? como faço para regular?

    • marcos

      o multimetro digital (minipa et-1600) está apitando com um resistor de 47ohm. E qndo testo alguns mosfet em placamae, ele apita mesmo com o display mostrando OL e em seguida mostra o valor da resistencia.

    • Paulo Brites

      Olá Marcos
      Em que escala isso está acontecendo, continuidade/diodo ou resistência?
      A escala de continuidade costuma apitar com baixas resistências Outras questão é qual a marca e modelo?

    • Paulo Brites

      Na escala de continuidade/diodo isso é normal

      • marcos

        minipa et-1600
        na escala de continuidade
        então 47 ohm é considerada baixa resistência? se ñ me engano, até 5k é baixa e acima e 5M (?)
        ok!

        • Paulo Brites

          Na escala de continuidade este valor é considerado baixa resistência Em geral, dependendo do multímetro até 80 mais ou menos Isso confunde o técnico Já vi gente testando continuidade de cabo de força e achando que estava bom, mas na verdade estava com uma resistência de 50 ohms e por isso o equipamento ligava e desligava. Cuidado com a opção de continuidade ela engana, às vezes.

  25. Thiago

    Muito bom a iniciativa do trabalho ecológico! O mundo fica melhor com trabalhos como esse!
    Tenho um Hikari HM-2080 deu problema na chave on,/off fui abrir para trocar a mesma e me descuidei da chave rotativa que fica os contatos . Ela escorregou de minha mão e saiu de ordem esses contatos….embora tinha co seguido tirar ela sem isso acontecer… Co segui resolver o problema da tecla de ligar e desligar, mas ganhei esse problema de como conseguir a ordem dos contatos na catraca. Alguem poderia me ajudar? Alguem tem esse modelo de multimetro? Desde jjá, grato.

    • Paulo Brites

      Pois é Thiago, pior que isso só colocar cordão de dial de rádio antigo kkk
      Fica aqui seu pleito, vai que uma alma caridosa passa por aqui e vê seu pedido e manda umas fotos.
      Eu não tenho um multímetro destes pra te ajudar.

    • Italo Rodrigues Braga

      Tbm estava com esse problema e depois de muita pesquisa, identifiquei que o multímetro Hikari HM-2080 e o Minipa ET-2082C (que são equipamentos semelhantes, para não dizer igual) aparentemente são derivados do multímetro Victor 88. Como descobri isso? Por acaso vi uma impressão na placa do meu HM-2080 quando abri.
      Segue a fonte dos post originais que encontrei
      http://monitor.espec.ws/section30/topic132428.html
      https://www.eevblog.com/forum/testgear/victor-88c-teardown/#top

      Tente colocar os contatos na ordem e teste ligando o aparelho para ver qual grandeza/teste corresponde, qualquer coisa só inverter.
      DICA: após conseguir identificar as posições, marca com uma caneta permanente para o transtorno não se repetir.

      Gostaria de encontrar algum documento/post a respeito da calibração destes equipamento. Como regular estes poteciômetros http://i.imgur.com/zc12tsTl.jpg.

      Segue meu email para dúvidas: italorodriguesb@gmail.com

      • Paulo Brites

        Obrigado Italo por participar e tentar ajudar o Thiago.

    • Benvindo Gaspar Ferreira Neto

      Tiago onde vc consegui a peça da chave on/off, estou com um com o mesmo problema/

      • Paulo Brites

        Provavelmente nas minhas sucatas

  26. JOSE WELLINGTON BESERRA DA COSTA

    Olá, boa tarde!!
    Tive exatamente os mesmos problemas da publicação acima, realizei os mesmos procedimentos, exceto a troca do transistor que no meu caso parece estar em ótimo estado. Contudo, a função de medir resistencia continua com defeito. Mesmo sem os cabos ela mede resistencia e quando faço alguma leitura sempre dá errado.
    Gosteria de saber se o senhor pode me ajudar!

    Obrigado

    • Paulo Brites

      Caro Welington, nem todas as dores se curam com o mesmo remédio mesmo que os sintomas sejam parecidos. Infelizmente a distância fica difícil em muitos casos o próprio microcontrolador do multímetro é danificado e aí não tem jeito. Às vezes um olho mais treinado vê alguma coisa, mas nem por foto isto é possível.

      • JOSE WELLINGTON BESERRA DA COSTA

        Caro Paulo, observando mais uma vez o multimetro constatei que o valor apresentado quando tento medir resistência está relacionado ao jumper que se liga ao gnd. Retirei a solda que havia colocado e ele volta a apresentar o número 1 no canto esquerdo, contudo sem essa ligação o mesmo não funciona.

        • Paulo Brites

          Manda uma foto para eu tentar entender isso (contato@ac14008-04537.agiuscloud.net)

  27. Olá Paulo, descobri hoje esse site, e achei interessantíssimo !! E só para não fugir à regra faço uma pergunta: Tenho um Minipa, que mede tudo, inclusive temperatura e frequência, mas as medições são meio erráticas. Tenho certeza absoluta que é oxidação da chave seletora (ficar mexendo na chave acerta a coisa) – por exemplo, coloco a chave em 200 Ohm e curto circuito as pontas – mede 50 ohm, depois giro a chave e volto pra 200 ohm, daí mede 0 Ohm, e assim por diante. Os cabos estão bons, inclusive nos encaixes. Meu medo é desmontar a PCI, para limpar os contatos da chave, e PULAR FORA UM MONTE DE MOLINHAS e eu nunca mais conseguir repo-las no lugar certo…KKK Tem esse perigo ?? Abraços.

    • Paulo Brites

      Que bom que gostou, então antes da resposta uma sugestão faça a sua inscrição para não perder nenhuma artigo Eu publico coisas novas pelo menos duas vezes por mês.
      Agora a reposta. Tem molhinha e bilhazinhas também bem miudinhas. Já tentou usar um limpa contatos Aqui no Brasil s´s temos LC 150 que eu saiba, não é grandes coisa, mas é o que temo. WD e similares JAMAIS.
      Se tiver que desmontar, uma mesa bem limpa com uma flanela, se alguma coisa pular é menos arriscado no chão, isso depois que todo mundo for dormir e o whatsapp estiver desligado.
      Boa sorte e depois conta pra gente. Há umas fotos antes do desmonte vale a pena em caso de surgir aquela dúvida: chiii era assim ou assado.

  28. Rodrigo Bortoloti

    Boa noite Paulo. Parabéns pelo site e pelas informações. Sou um entusiasta da eletrônica, gosto bastante, peço sua ajuda. Hoje estava medindo tensão DC com multímetro Minippa ET 1002, novinho, 3 dias de uso. Estava na escala certa, tensão de mais ou menos 450 Volts. De repente o multímetro não apresentou a medição e fiz testes na corrente alternada, mudando a escala, media 31 V na rede de 127 V. Medi uma bateria de 9V dc nova, o multímetro media 5 V. Será que descalibrou ou terei que descartá-lo? Meus agradecimentos.

    • Paulo Brites

      Olá Rodrigo
      Difícil descobrir estas coisas a distância, mas vamos lá
      Para medir 450V DC com este instrumento você teria que usar a escala de 600V
      Perguntas
      1) as ponteiras estavam na posição correta
      2) de onde estava vindo esta tensão porque não é um valor muito comum nos equipamento de hoje
      Este instrumento não tem como calibrar neste nível de variações que você citou
      Creio que você fez alguma bobagem que deve ter detonado o micro responsável pelas medidas, mas não posso afirmar.

      • Rodrigo Bortoloti

        Boa noite Paulo, obrigado pelo retorno. Então, eu estava medindo a tensão de um amplificador valvulado Giannini Thunder Sound Bass de 1967 a válvula. Eu devo ter encostado a ponteira em dois pinos do soquete da válvula 6l6, mas estava na escala de 600v dc. Ainda bem que a loja que comprei efetuou a troca do multímetro.Obrigado e estou sempre aprendendo em seu site.

        • Paulo Brites

          Muita sorte de terem trocado. Qual a tensão de trabalho dos capacitores de filtro? Imagino que uns 500V. Verifique este capacitores. Em todo caso a tensão da placa desta válvula é da ordem de 250 a 300V a menos que esteja havendo alguma oscilação por falta de filtragem e aí o multímetro ficou doido. Apenas um palpite.

  29. winstonteceletronic

    Boa tarde… Multimiter – Minipa – MA-120 = Apesar da correria, estou arranjando um tempo para queimar neurônios e tentar descobrir onde está o erro neste equipamento.
    Defeito: Liga mas sem imagem no Display (sem os caracteres), totalmente apagado. Pressionando a tecla Light, emite um bipe, bem como, girando o seletor de escala, observa-se um pequeno sonzinho no eletreto. O que indica que muito parcialmente está funcionando as mudança de escala, porém, o problema chave é, a princípio o DISPLAY ESTAR APAGADO.
    Estou buscando o diagrama elétrico, unifilar ou quaisquer informação relacionada a este modelo específico de aparelho, para agilizar o processo de pesquisa da causa do defeito e avaliar a origem (o que possa ter ocorrido para contribuir para tal avaria).
    Se alguém puder me dar um norte, desde agradeço. At., Os resultados sequentes posto tão logo seja possível.

    • Paulo Brites

      Caro Winston
      Eu não conheço este multímetro, mas não custa perguntar. Como é a ligação do display com a PCI? Já vi alguns multímetros muito bonitinhos que a ligação do display LCD com a PCI é feita por contato de uma “borracha resistiva” Há muitos anos quando eu era autorizado da TecToy eles tinham uns games que usavam este método. Era comum o display apagar ou mostrar apenas alguns segmentos. Era só desmontar limpar com álcool isopropílico e voltava funcionar. Não sei se é este o caso, mas não custa dar o palpite.

  30. Antonio Caser

    Amigo, tenho um Amperímetro Minipa ET-3200 que ao ligar já marca (-)19 volts – sem testar nada. O que pode ser isso?

    • Paulo Brites

      Responder a sua pergunta é mais difícil que adivinhar os números da mega sena kkkk Não existe uma resposta pronta é preciso analisar com o instrumento na mão e talvez nunca se chegue a uma conclusão Aparentemente ele está travado na opção 20V e isto pode ser até uma pane no microcontrolador que precisaria ser resetado, mas não sei se existe esta opção para este instrumento.

  31. Marco Tulio

    Olá, tenho uma dúvida e se alguém puder me ajudar!!Tenho um multímetro hikari hm 2000, um dia cai na besteira de medir tensão de raquete pra matar mosquito (não lembro se usei escala DC ou AC), esse multímetro mede ate 600vts.depois disso ele apenas mostra um ponto (o que separa vírgulas), e o teste de diodo, o que faz um barulho, funciona normalmente pois escuto o som dele.o que pode ter dado defeito?valeu!!!!

    • Marco Tulio

      Fiz alguns testes, testei os Resistores, todos funcionando. Testei os diodos Zen, todos funcionando. Testei os diodos, todos funcionando, mas o estranho é que o D3 e D4 mostram em em curto, porém quando retiro uma ponta mostra em perfeito funcionamento. Troquei os fusíveis e nao tem trilha rompida.

      • Paulo Brites

        Parece reforçar a ideia de problema no microcontrolador, mas “a distância” fica difícil saber.

    • Paulo Brites

      Pelo histórico é possível que tenha danificado o chip microcontrolador responsável pelas leituras.

      • Marco Tulio

        Bacana, desulpa a ignorância, mas o que seria esse microcontrolador de leitura e onde normalmente ficaria?
        Pra facilitar a resposta suspeito que seja esse chip uma das duas peças;
        Tem um dispositivo com 2 pares de quatro pernas com a seguinte nomenclatura –
        LM 358. 22M. AGXGG4
        E uma círculo que fica grudado na placa.
        Qual deles seria?
        E como faço o teste pra saber se está com defeito.
        Obrigado pela resposta
        Gosto muito desse multímetro

        • Paulo Brites

          LM358 é um amplificador operacional, pode até ser o causador do problema mas não dá pra saber sem o esquema e ver o que ele faz neste caso. O micro é o “chiclete preto” Nos aparelhos mais caros ele pode ser trocado, mas neste caso não. São aparelhos baratos e descartáveis e não compensa investir em tempo para tentar consertar e chegar a conclusão, mais provável, que o micro “morreu” e não tem como trocar (nem testar).

          • Marco Tulio

            Muito grato!
            pelas dicas, aprendi muito com tigo.

            • Paulo Brites

              Que bom Marco, fico feliz com isso

  32. Eduardo Lopes

    Quem me dera se o problema de não medir mais a capacitância, resistência, indutância e temperatura do meu ET-2082B fosse visível assim. Estou viajando pela internet tentando descobrir o que poder ser, mas já aprendi uma lição… nunca mais empresto meu multímetro! Amigos-amigos, negócios à parte.

    • Paulo Brites

      Pois é multímetro, escova de dentes e mulher não se empresta. Boa sorte

    • Paulo Brites

      Valeu Edson o planeta Terra agradece.

  33. Reni

    O meu mutimetro minipa não está mais medindo temperatura o que pode ser?
    £

    • winstonteceletronic

      Reni: Primeiro verifique se a sonda “sensor´´ está ok… Isto é, se o seu aparelho tem esse formato. A posteriori é a companhar o ponto de encaixe e certamente irá ter que passar também pelo seletor rotativo que define as escalas e verificar se está dando segmento. Isto é, o passo mais simples inicialmente, verificar se há continuidade.

  34. Eduardo

    Oi Professor Paulo. Acabei de pegar um multimetro igual a esse, inclusive o defeito. Obrigado pelo post.

    • Paulo Brites

      Que bom, Eduardo

  35. Renato

    Medindo tensao e continuidade….retificando

  36. Renato

    O meu não estabelecendo telefone nem continuidade…devido o vizinho ter ligado errado…vou consertar…tenhamos pensar no meio ambiente.

  37. Aloisio Santos Frc

    Olá Paulo – Meu multímetro as vezes trabalha a escala de semicondutores (continuidade), as escalas de resistências, a medição de DC e a vezes nada disso funciona. A única que nunca falha é a AC… Testei dois diodos paralelos no circuito e eles conduzem nos dois sentidos. Seria Isto? Também estou com problemas em um repetidor, amplificador de sinal de celular. Você mora em São Paulo? Se morar tentaria consertar?

    • Paulo Brites

      Caro Aloisio
      Medir os diodos no próprio circuito pode dar leitura errada porque está interagindo com outros componentes. “às vezes” indica algum tipo de mau contato, em principio e não de componente, mas cada caso é um caso.

      Eu moro no Rio e hoje não faço mais este tipo de reparo que dá muito trabalho e rende pouco, para mim não compensa.

      Não tenho como te ajudar Abraços

  38. Diogo de Abreu Gonçalves Bica

    Parabéns, tive esse problema com este mesmo multímetro agora e consegui repara-lo ! Foi mais fácil que este da matéria apenas o trilho do COM, e eu que tinha recém tinha testado o fusível e já ia atrás de outro multímetro li sua matéria por acaso! Um multímetro a menos no fundo do rio cinquenta reais a mais no meu bolso e uma lição que com certeza vai continuar passando a diante que é a de cuidar do meio ambiente tendo salvar tudo aquilo que já achamos que não serve mais! Obrigado.

    • Paulo Brites

      É importante as pessoas começarem a se conscientizar e obrigado pelo retorno

    • Paulo Brites

      É importante as pessoas começarem a se conscientizar e obrigado pelo retorno

  39. osmarmelodia

    Parabéns pela iniciativa!
    Ainda procuraremos componentes eletrônicos nas sucatas por não haver mais nenhum no mercado, por absoluta falta de matéria-prima!

    • Paulo Brites

      Faço isso o tempo todo

  40. João Miguel castro dos santos

    Olá professor tenho um multímetro minipa ET 3200 quando ligo ele e vou colocar na amperagem ele trava sempre no primeiro número que aparece

    • Paulo Brites

      Recomendo a leitura do meu post de ontem Harry Potter e o técnico em eletrônica

  41. Alexandre

    Oi boa noite o meu multimetro não dá resultado no ohms ,mais parece 1 no display, os demais está tudo bem

  42. roby

    paulo meu et 1002 nao le dcv depois q coloquei na escala de 10 amperes

    • Paulo Brites

      Olá Roby
      Como eu explico no capítulo 1 do meu livro Não queime seu multímetro digital, existe um fusível internamente Veja se ele não abriu (queimou).

  43. Alessandro

    Olá boa noite!
    Tenho um fluker 27II 28II com os fusiveis queimado será que posso substituir por um paralelo?
    Os originais muito caro, mais de 120 reais o par.

    • Paulo Brites

      Eu não faria isto de maneira alguma Você acabar queimando o instrumento

    • winstonteceletronic

      Alessandro: Quando se compra um equipamento de ótima qualidade, como é o caso dos Flukes, sempre levamos em conta que o custo de manutenção é correspondente. Embora as vezes não justifique valor exorbitante em certos componentes, tal como o citado fusível, mas… Colocar componente paralelo é como comprar um Porsh e quando der defeito, colocar outro tipo de peça… Algo dará errado! Melhor que você mesmo o dimensione o fusível, se for o caso de colocar paralelo. Mas para tanto é preciso conhecer bem toda a dinâmica e mecanismos do circuito e a que especificamente os respectivos fusíveis ofertam proteções, para que se faça os devidos cálculos. Demanda uma certa estrutura de instrumentais e um considerável conhecimento para tal… Gaste os 120,00 e será bem servido.

      • Paulo Brites

        Concordo com Winston, gasolina mais barata, às vezes, fica mais cara….

  44. Josias

    Parabéns pelo post!

    • Paulo Brites

      Muito obrigado Josias

  45. osmar ferreira da silva

    Tenho um minipa ET-2082c quase sem uso,porem fiz uma besteira e medi um capacitor que estava carregado. Consequencia foi para o beleleu a escala que mede caoacitancia e indutância.Enviei o mesmo para a autorizada,mas o preço que me cotaram, é um absurdo (mais de 50% de um aparelho novo).
    A causa que me informaram foi avariou a placa principal.Peço aos senhores se alguém já teve tal experiência desagradável poderia me ajudar.

    • Paulo Brites

      Caro Osmar
      É bem provável que tenha queimando o micro e se for do tipo chipado na própria placa realmente não tem conserto Vc já abriu e deu uma olhada?

  46. Fabricio leonardo

    Tenho um que quando ligo os números fica lamentando sem as pontas de provas troquei um resistor que ta va queimado mas não adiantou

  47. Ricardo

    Tenho um multímetro idêntico. Comprei há 1 mês e o medidor de corrente já não está funcionando. Será que dá pra arrumar facilmente?

    • Paulo Brites

      Caro Ricardo Tem um fusível interno para escala de corrente Talvez esteja aberto Dê uma olhada.
      Abraços

      • Ricardo Cardim de Cerqueira

        Vou dar uma olhada, Paulo. Muito obrigado. Abraços.

  48. José Neto

    Amigo, eu tenho um problema parecido. A trilha estava derretida e o fusível queimado. Troquei o fusível e refiz a trilha, daí voltou a funcionar e a medir quase tudo (tensão, resistência, continuidade), mas a medição da corrente é sempre zero! o que achas que pode ser?

    • Paulo Brites

      Caro José
      O multímetro digital é por construção um medidor de tensão, ou seja, a corrente tem que passa num resistor para “virar! tensão Eu explico isso nos meu livro de Eletrônica. Como o fusível abriu a corrente que passou por ele foi grande é deve ter destruído algum resistor pelo caminho tem que seguir trilhas e ver se acha. isso é um palpite para começar.
      Boa sorte

  49. Ricardo

    Boa noite, fui medir corrente e tensão de um circuito de 15 volts, mas errei ao medir a corrente, o borne estava no local errado do circuito, estava em paralelo.
    Agora não mede mais corrente.
    Tem como recuperar o multimetro?

    • Paulo Brites

      Tem um fusível dentro do multímetro Dá uma olhada se ele não abriu

  50. Lucas

    Cara, comprei um multimetro hoje mas cometi a gafe de tentar medir a resistência da tomada. (Claramente as minhas aulas de Física Experimental 3 foram horríveis) Ouve um pequeno estalo, uma luz e agora o display liga, mas não aparece número qualquer. Trata-se de um GIGASAT DT-830B. Sugestões?

    • paulobrites

      Olá Lucas
      Em primeiro lugar meus pesâmes pela “morte” do seu voltímetro!
      As sugestões são as seguintes
      1) Ler o meu livro “O que todas as pessoas precisam saber sobre Eletricidade”
      2) Aguardar meu novo livro que sairá em setembro “Eletrônica para Estudantes =, hobistas e Inventores”
      3) Comprar outro multímetro
      4) Não cometer a mesma “gafe”
      Boa sorte

  51. Valério Cesar Camargo

    Ótima dica e incentivo. Principalmente o da promoção. Minipa et1002 de r$45,99 por 5,99.

    Achei um jogado no lixo, estava até aberto e notei as trilhas queimadas, voltei para casa e achei a receita prontinha neste ótimo site, tornarei-me um seguidor do mesmo. Reaproveitar e reutilizar é sempre a melhor opção.

    O r$5,99 foi o preço da bateria de 9v.

    • paulobrites

      Que bon Valério
      Ajude-me a divulgar o princípio dos 3R = Reduzir (lixo) Reutilizar Reaproveitar
      Abraços
      Paulo Brites

    • JOAO BATISTA DIAS MARTINS

      Olá professor paulo ganhei um multimetro mínima et 1002 queimado fui testar e achei três peças ruins são transistor s9013 smd m7 e 2 capacitores mz3 termistor cerâmico onde eu consigo esses componentes

      • Paulo Brites

        Você não vai conseguir comprar isso em loja. Tem que garimpar sucatas.

  52. Guga

    Boa noite, estou com um multimetro minipa ET-4202, hj quando fui usa-lo, ele não ligou. Vi que ele estava ligado, olhei a bateria e estava descarregada, coloquei uma bateria nova e nada, verifiquei os dois fusiveis dele e tb os dois estavam abertos, fiz um jumper nos fusiveis com um fio bem fino e tb não ligo, será que poderia me ajudar? Desde já agradeço.

    • paulobrites

      Caro Guga
      Consertar alguma a distância é praticamente impossível, mas vamos lá
      Estranho o fato de você dizer que “estava ligado” e as baterias estavam descarregadas, até ai faz sentido.
      Entretanto, fusíveis abertos indicam que houve um mau uso do equipamento. Certamente alguém usou de forma errada e aí descobrir o defeito já difícil com o equipamento na mão, a distância é impossível.

  53. Jeferson amorim

    Ola tenho um multimetro igual a esse seu e queimo o transistor qual seria a medida pra eu comprar pois ele derreteu e nao consigo ver …. desde ja agradeço

  54. Rommel Santhiago

    Olá tenho um multímetro digital leepro dt68d com teste de rede, por descuido eu medi a voltagem de 220 com ele marcando a de 110, agora não esta mais funcionando a de 110.
    Qual seria o possível problema? OBS:(Quando eu fiz o teste ocorreu um estouro e aparentemente apenas uma das ponteiras foi danificada, se rompendo.)

    • paulobrites

      Difícil responder sem ver, mas se ocorreu um estouro como você disse alguma coisa foi danificada internamente. Eu não conheço este multímetro.

  55. Cauê

    Bom dia Paulo, tenho este multímetro Minipa ET-1002. Em uma distração tola, fui medir a voltagem de uma tomada 110v e deixei a ponta de prova vermelha no conector 10a, saiu faísca da tomada. O aparelho até liga; o display acende; mas não faz medição nenhuma, a tela sempre mostra 0. Tentei trocar o fusível; porém não adiantou nada. Estou com ele aberto, posso mandar uma foto, se você tiver condições de analisar. O projeto do meu é parece bem diferente, deste das fotos. Se tiver recuperação seria excelente. Não conheço nada de elétrica e eletrônica, sua ajuda seria de grande valia. Desde já agradeço sua atenção.

    • paulobrites

      Caro Cauê
      É possível quer tenha danificado o CI, mas não custa fazer uma inspeção visual e ver se há alguma área danificada ou trilha interrompida. Geralmente neste caso só queima o fusível, mas depende de qual escala esta a chave.
      Abraços

  56. nilmar acosta gauterio

    fera tenho um alicate amperimetro que o mesmo quando ligado,no display aparece 666 o que pode ter acontecido pois o mesmo estava funcionando,desde ja agradeço

    • paulobrites

      Caro Nilmar
      Acho que o seu alicate está possuído pelo demo, porque 666 é o número da besta !
      Se eu tivesse a resposta para o seu problema sairia correndo para jogar na loto agora porque eu seria adivinho e não técnico em eletrônica.
      Existem um monte de possibilidades desde solda fria, mal contato em conector, microcontrolador defeituoso, etc, etc, etc, etc, etc, etc ……..
      Sinto muito, mas não posso ajudar.

  57. Amigo tenho um multímetro ET-2020A , ele não liga mais, a principio pensei que fosse a bateria que tinha esgotado, fiz a troca da mesma mesmo assim não ligou, Também fiz a troca fuzivel, sem sucesso.
    Alguma dica que possa me passar?
    obrigado

    • paulobrites

      Caro Sinval
      O fusível dos multimetros apenas protege a escala de corrente não tem nada a ver com o problema.
      Verifique a chave push bottom liga desliga Elas dão muito problema
      Teria que usar um outro instrumento para testá-la

  58. Bom dia, tenho um multímetro MINIPA-ET-1100A, no teste de continuidade, ele fica marcando 0,15~0,14 e bipando direto. Parece estar marcando continuidade o tempo todo, porém funciona normal quando o coloco em modo de resistência. Alguma idéia do que seja?

    • paulobrites

      Prezado Carlos
      Reparar alguma coisa se divide em 3 etapas: analisar o sintoma, fazer o diagnóstico e “dar o remédio”
      Você me deu o sintoma. Ele só poderia marcar uma leitura próximo de zero ohms e bipar na posição continuidade quando as ponteiras estão curto circuitadas. Então o diagnóstico é por alguma razão “ele está achando” que as pontas estão curto circuitadas.
      Agora o remédio é sempre mais difícil (às vezes até para os médicos). Sugiro que abra e comece com uma inspeção visual. Se não achar nada estranho é possível que haja algum curto nesta posição que pode ser até a entrada do microcontrolador e aí …. já era.

  59. meu multímetro digital nao liga ele fica so apitando como resolver esse problema me ajudem ae

    • paulobrites

      Caro Dannylo
      Publiquei seu comentário embora ele não seja pertinente ao tem em questão.
      O artigo que escrevi teve a intenção de ser mais um “estudo de caso” para estimular os técnicos que, às vezes, vale a pena tentar resolver o problema, embora nem sempre teremos exito.
      A sua pergunta parece a de um leigo e não de um técnico e assim for eu respeito.
      O que você pede saiu do terreno da teconologia para o da advinhação que é não é o propósito deste site.
      Abraços

  60. jorge

    Bom dia a todos!eu tenho um multimetro digital techit modelo 730920 ele estava com mal contato na chave,fui desmontar para limpar os contatos e as laminas de contatos sairão da posição e não sei como colocalas pois não sei a posição das mesmas.Alguel tem tem como dar dica das posiçoes,mande desenho da distribuição das laminas por favor. emeil jorgeslourenco@hotmail.com

    • paulobrites

      Caro Jorge
      Acho que você se meteu numa grande encrenca
      O local mais adequado para colocar este tipo de indagaão são os foruns, por aqui acho que vai ser díficl além de que me parece se tratar de uma marca pouco conhcida.
      Boa sorte

  61. izaias

    Professor, bom dia o senhor acertou em cheio sobre este multimetro.
    Como sou só curioso, tenho 2 ET-1002 aqui e por distração coloquei as ponteiras erradas também e foi conforme o sr. definiu.
    Concertei as trilhas, troquei o transistor. Teste de voltagem perfeito.
    Só que nos 2 quando coloco a chave na posição de teste de continuidade, fica bipando. É a mesma situação da sua?
    agradeço.

    • paulobrites

      Provavelmente no seu caso tem mais algum problema

      Vou ver se consigo descobrir alguma coisa

  62. Professor, por coincidência do destino, pude fazer o mesmo com um multímetro exatamente igual a este. Aqui em SP um destes custa na faixa de 45,00 e muitos dizem, ah compra outro baratinho. No meu caso gastei menos de 5,00 para consertar o meu. É aquela coisa, se tem como reviver uma ferramenta ou equipamento que lhe atende bem, por que mandar o soldado ferido pro lixo? Nossa sociedade vive num ritmo de consumismo desenfreado, culpa desse governo que inventa estratégias falsas de “facilitar tudo”, é só ir em uma loja, e parcelar a perder de vista, com aquele jurinho para inglês ver. Sou muito saudosista dos tempos mais antigos onde tudo que se quebrava, corríamos em uma “eletrônica” para consertar, ou seja, mantínhamos o técnico no mercado, trabalhando e garantindo seu sustento, e ficávamos felizes com nosso aparelho consertado. Acho que o Senhor, como profissional experiente deveria colocar matérias de incentivo a reparação, tanto pata técnicos como para clientes finais, a natureza agradece.

  63. Alexandre J. Nário

    Por morar no interior, eu gosto de guardar placas de circuito impresso dos mais variados tipos de aparelhos para aproveitar os componentes e diminuir o preço nos meus serviços.

    • paulobrites

      Uma boa sucata é a salvação do técnico mesmo morando em cidade grande.

      • paulobrites

        É isso Daniel. fomos cooptados pela mídia que nos incentiva a descartabilidade.
        Sempre que for possível vou bater nesta tecla em meus artigos.
        Como se dia atualmente – “vai que cola”.
        Obrigado pelo apoio.
        Até sempre

  64. iracy

    Muito bom professor,como sempre o sr nos alegrando com as excelentes postagens,um abraço.

    • paulobrites

      Valeu Iracy

      Continuemos a luta.

  65. Jaime Moraes

    Realmente , o descarte de equipamentos é um problema sério.
    Como ainda faço minhas caminhadas, obrigado pelo meu clínico, vejo quase que diariamente uma montoeira de equipamentos lançados no lixo. Alguns por modismo e outros por serem irrecuperáveis.
    Infelizmente vivemos em uma era em que o consumismo desenfreado tornou-se rotina.

    • paulobrites

      Pois é Jaime.

      Vou colocar isso como meta no eu blog. Bater nesta tecla e devagarinho fazer as pessoas repensarem esta atitude consumista.

      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *