Resistor, resistência ou indutor?

Resistor, resistência ou indutor?

Resolvi escrever um post para mostrar de maneira rápida como eliminar a dúvida entre saber se, ao encontrar em uma placa de circuito eletrônico alguns componentes como os mostrados na figura abaixo se é um resistor ou indutor.            

Como você pode notar a foto foi obtida de uma publicação no grupo do facebook amigos da eletrônica do qual sou membro e de vez em quando participo da discursões por lá.

Vi muita gente dando palpites se era resistor ou indutor e por isso, achei que o assunto merecia algumas explicações.

Resistor ou indutor?

Resistor ou indutor?

Todo mundo que se dedica a eletrônica já foi apresentado a estes “componentes cilíndricos com faixas coloridas” e um dia lhes disseram que eram resistores o que, antigamente, era correto, mas hoje em dia, nem sempre.

Aliás, antes de prosseguir com a “polêmica” resistor ou indutor vale aproveitar e falar de outro assunto que também foi objeto de acirrados debates lá no grupo: resistor ou resistência, qual é o certo?

Quem já leu meu e-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores não deve ter mais dúvida sobre isto, pois está tudo explicado lá no capítulo 3, mas se você não leu (não sabe o que está perdendo) lá vai a explicação.

Nos primórdios da eletrônica aqui no Brasil, que era ensinada nos Cursos de Rádio, não se fazia distinção entre resistor e resistência, ou melhor, só se falava resistência.

Revendo meu acervo digital das revistas Antenna descobri que até março de 1949 eles usavam o termo resistência, mas a partir de abril do mesmo ano passaram a usar resistor e segundo uma nota da própria revista isto foi feito para ficar em conformidade com a nomenclatura adota pela revista estadunidense QTC que era a “bíblia” dos rádio amadores.

Entretanto, fora do âmbito da revista os rádio técnicos e mais tarde os técnico de tv ainda ofereciam “muita resistência” para usar o termo resistor (o trocadilho foi inevitável).

O fato é que o termo resistência, que na verdade é resistência elétrica, deve ser usado quando se quer expressar o fenômeno físico de “dificultar” a passagem da corrente elétrica por um determinado material ou peça a qual será denominada resistor.

Em resumo: resistência (elétrica), que se mede em ohm, é o fenômeno físico associado ao componente elétrico chamado resistor.

Pouco a pouco a nova geração de técnicos de eletrônica foi se habituando a usar o termo resistor, embora o mesmo não tenha ocorrido com os eletricistas.

Até hoje os próprios fabricantes de chuveiros, por exemplo, usam o termo “resistência do chuveiro” e se você for a uma loja de material elétrico e pedir um “resistor para chuveiro” o balconista vai dizer que isso não existe e ainda vai rir da sua cara se tentar argumentar com ele.

É melhor deixar pra lá.

Mas afinal é resistor ou indutor?

O primeiro passo para tentar descobrir se é um resistor ou indutor é ter a mão as tabelas 1 e 2.

Código de cores de indutores de 4 faixas

Código de cores de indutores de 4 faixas

Código de cores de resistores de 5 faixas

Código de cores de resistores de 5 faixas

A correspondência entre as cores e os números é a mesma usada para os resistores e você já deve conhecer.

Entretanto, existem alguns detalhes para se utilizar as tabelas.

A tabela 1 deve ser utilizada para indutores (também chamados choques) com quatro faixas coloridas onde a quarta faixa corresponde a tolerância.

Um detalhe importante é que o valor é sempre expresso me microhenries (µH).

A tabela 2 se usa para indutores com cinco faixas coloridas e indica tratar-se de especificação militar o que é denotado pela primeira faixa sempre prateada e mais larga que as demais.

A leitura do valor da indutância do indutor pode ser dividida em duas situações:

  • Valores menores que 10µH

A cor ouro pode ser usada nas faixas 2 e 3. Neste caso ela indica o ponto decimal enquanto a quarta faixa é usada como dígito e não como fator multiplicativo

Por exemplo, um choque vermelho-ouro-vermelho vale 2.2µH enquanto outro com as cores ouro-vermelho-vermelho vale .22µH

  • Valores de 10µH ou maiores

Neste caso as faixas 2 e 3 representam os números básicos e quarta faixa nos dá o número de zeros

Por exemplo, um choque vermelho-violeta-laranja vale 27000µH ou 27mH.

Como eliminar a dúvida cruel: resistor ou indutor

Suponhamos que o “suspeito” tenha as cores do exempla acima.

Se ele fosse um resistor o seu valor seria 27kΩ.

Meça-o com a escala ôhmica do multímetro digital e se encontrar um valor próximo a 27000 tudo indica que é um resistor porque se fosse um indutor a resistência seria muito menor.

E se fosse um choque de 2.2µH?

Faz-se a mesma coisa. Mede-se a resistência e mesmo dando um valor baixo se ela for diferente de 2.2 significa que deve ser um indutor porque é pouco provável (não impossível) que a resistência ôhmica do indutor dê o mesmo valor de sua indutância.

É importante ter em mente que para valores de baixa resistência é preciso utilizar um multímetro com boa resolução como eu explico no capítulo 4 do meu e-book “Não queime seu multímetro digital”.

Espero que estas dicas ajudem a tirar a dúvida se o “tubinho” com faixas coloridas é um resistor ou indutor.

Deixem seus comentários e suas descobertas, pois sempre serão bem vindas.

Se gostou do post clica nas estrelinhas AQUI EMBAIXO para avaliar.Obrigado.

 

doacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.6/5 - (11 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

26 Comentários

  1. Paulo ,tem indutor redondo com pintas as cores ,onde acho a tabela para calculo deles ,ele e azul claro ,mas sem tabela fica dificil de saber so usando o medidor de indutor.

  2. Ricardo

    Boa tarde! Ótima explicação. Mas porque tem a faixa de identificação militar?

    • Olá Ricardo
      Os componentes para uso em aplicações de equipamentos de uso militar têm especificações/qualidade mais rigorosas.

  3. EVALDO DE OLIVEIRA SANTOS

    Como achar sua conta no Facebook?

    • Paulo Brites

      Caro Evaldo, há muito tempo parei de usar redes sociais.
      Uso o face apenas para divulgar os vídeos do meu canal – youtube.com/c/Aprendaeletronicacompaulobrites
      Pode fazer contato comigo pelo e-mail contato@paulobrites.com.br

  4. Edel H Coradi

    com meu avô (com quem aprendi) não tinha conversa: era resistência e condensador. Demorei muitos anos pra me acostumar e até hoje às vezes ainda “resisto e condenso” … Boas aulas Professor!!!!!

    • Paulo Brites

      Em espanhol ainda se usa resistência e condensador. Em francês e italiano também
      Nós seguimos os americanos do Norte. Quando eu comecei na Eletrônica também era resistência e condensador, mas pensando uma coisa ´e uma coisa e outra coisa é outra coisa, como dizem por aí.

  5. Rafael costa

    Parabéns sr Paulo brites.
    Me ajudou muito seu artigo, obrigado!

    • Paulo Brites

      Que bom Rafael, fico feliz por ter ajudado.

  6. Geraldo M. S.

    Olá mestre Paulo gostei muito da aula sobre indutância vc é o cara vc é nota 10.

    • Paulo Brites

      Valeu Geraldo.

  7. Renan Nogueira

    Boa noite. Testei um componente em uma placa. Não sei se é resistor ou indutor. Mas a questão é que deu continuidade. Sei que resistor que da continuidade está em.curto. e o indutor? Isso tambem é um verdade?

    • Paulo Brites

      Olá,
      Primeiro resistor raramente entra em curto. O que você chama de “curto”? Muitas vezes temos resistor com valores menores que 1 Ohm de resistência e dependendo do multímetro ele lê como zero. Outra questão é que medir na placa pode gerar leitura errada. Indutores de baixo valor de indutância podem apresentar resistência ôhmica próximo de zero. É preciso mais informação para se chegar a uma conclusão. Tentar descobri qual a função do componente no circuito analisando seu em torno mesmo que não tenhamos o esquema.

  8. Manuel Jacinto

    Gostei do que li, mas a minha dúvida continua, será que me pode esclarecer?
    Não sei se é resistor ou indutor axial, cores: castanho, branco, preto e dourado. Deve estar queimado, não dá leitura.
    Obrigado

    • Paulo Brites

      Caro Manuel Pelas cores parece 1,9 ohms se for resistor Pela função no circuito talvez dê uma dica se é resistor ou indutor Acho estranho o branco Não seria cinza porque 1,9 não é muito comum e sim 1,8 Manda uma foto para contato@ac14008-04537.agiuscloud.net

      • MANUEL JACINTO

        Peço desde já desculpa pelo tempo que passou, só há poucos dias é que vi a sua reposta, vou enviar foto, o meu muito obrigada.

        • Paulo Brites

          Pela foto que você me mandou por e-mail tudo indica ser um resistor de 39 ou 3,9 ohms

  9. adao silva

    professor brites,fui comprador de algumas edicoes de antena eletronica e de alguns livros do senhor por sinal muito bons. hoje revendo um desses livros(algumas ideias para consertar televisores modernos)tive a curiosidade e vim procura-lo na internete com prazer vi que continua trabalhando e ajudando a rapasiada da eletronica fiquei muito feliz. que deus te abencoe com esta disposicao, boa sorte

    • Paulo Brites

      Enquanto estiver vivo continuarei na luta Sugiro que você se inscreva no site e será notificado toda vez que eu colocar um novo post. Hoje deve sair um. Se pude ajude a divulgar o meu trabalho junto aos seus colegas

  10. Francisco

    Continui nos ajudando vc e muito importante para nos técnicos.Deus te abençoe.

    • Paulo Brites

      Valeu Francisco, ajude a divulgar o trabalho
      Abraços

  11. CELSO P.P.

    É BOM LER, SEMPRE SE CONHECE ALGO MAIS. VALEU PROFESSOR !

    • Paulo Brites

      Com certeza temos que aprender sempre

  12. WladWalérius

    Muito bom! Já mandei o link para a turma do TECNET Fórum!!

    • Paulo Brites

      Valeu Wlad Eu fazer isso agora, obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *