Testando o circuito integrado KA3842


O circuito integrado KA3842 é muito utilizado em fontes chaveadas mais antigas e neste post vou apresentar como este circuito poder ser testado.

A explicação apresentada aqui pode servir para outros CIs da mesma família que são encontrados com os prefixos KIA, DBL, UC e SG.

No caso da substituição o mais importante é ficar atento as letras que aparecem no final e que podem ser A, B, P ou N sendo que o CI de final B não substitui os de final A, P ou N.

Outro cuidado é quanto aos CIs 3842 e 3882 que embora tenham a mesma pinagem um não substitui o outro.

Feitas estas observações preliminares vamos analisar porque pode ser útil saber testar estes CIs.

Testar o integrado KA3842 ou outros que têm função semelhante em fontes chaveadas pode ajudar muito o técnico evitando prejuízos quer seja pela queima sucessiva de transistores ou a troca do CI desnecessariamente.

É sempre bom lembrar que no reparo de fontes chaveadas, ao encontrarmos o transistor em curto, jamais devemos partir para troca do mesmo sem realizar uma verificação mais acurada dos demais componentes da fonte.

Além disso, embora haja a possibilidade de realmente o defeito ter ocorrido apenas no transistor, você pode ter substituído o transistor defeituoso por um “espécimen” falsificado ou refugo de produção, ambos made in China, e ai a coisa começa a sair do controle e quanto mais você mexer na … mais irá feder.

Vejamos alguns procedimentos básicos que podem ajudar a evitar algumas frustrações.

 

Diagrama em blocos básico de uma fonte chaveada

Diagrama em blocos básico de uma fonte chaveada

Atualmente todas as fontes chaveadas têm três componentes básicos na sua construção, a saber: um transformador chopper, um transistor chaveador que pode ser bipolar, mosfet ou igbt  e um CI responsável pelo chaveamento do transistor.

Se encontramos o transistor em curto (representado por uma chave no diagrama) é muito importante tentarmos descobrir a “causa mortis” antes de, simplesmente, trocá-lo e uma delas pode ser o CI responsável pelo chaveamento, vulgarmente conhecido como PWM.

Alguns técnicos, mais cautelosos, na dúvida, trocam o “casal” CI + transistor.  Embora não se possa dizer que é um procedimento errado a questão é que podem estar jogando dinheiro fora se o CI não estiver defeituoso.

Em tempos em que os orçamentos têm que ser cada vez mais “magros” quanto menos se desperdiçar, trocando peças desnecessariamente, melhor.

Além do mais precisamos nos lembrar daqueles que estão fora dos grandes centros onde a dificuldade de obter certas peças é ainda maior.

E será que dá para testar o CI?

O “PWM” por dentro

Para responder a esta pergunta começaremos analisando o digrama em blocos do 3842 ou dos seus “parentes”.

Diagrama em blocos UC3842

Diagrama em blocos UC3842

A primeira coisa a observar é o circuito de saída que está marcado no diagrama.

A seguir devemos identificar no data sheet qual o valor da tensão máxima de alimentação. No caso da família 38XX está tensão é de 35V.

Alguns técnicos costumam testar os transistores com um multímetro uma vez que o coletor e o emissor dos mesmos estão acessíveis nos pinos do CI.

Como medida preliminar, esta verificação é válida e devemos começar por ela. A questão e que ela só ajudará se houver um curto entre coletor e emissor, mas não nos mostrará possíveis curtos entre base e coletor ou base e emissor.

Entretanto, pode ser que os transistores internos se comportem como uns “anjinhos” quando submetidos à baixa tensão dos multímetros, mas quando lhes for aplicada a tensão e corrente “verdadeira” do circuito aí sim, “a mascara” de anjo cai e o curto aparece.

Testando o CI com tensão “de verdade”

Para tirar a dúvida podemos “montar” o circuito mostrado no esquema a seguir.

 

Circuito teste do 3842

Circuito teste do 3842

Repare que a “montagem” é extremamente simples e está representada pelos componentes representados em vermelho os quais podem ser soldados diretamente nos terminais do CI, em menos de 5 minutos, como vemos na figura abaixo.

Montagem "arranha" para teste do 3842

Montagem “arranha” para teste do 3842

Observe que os transistores de saída serão alimentados com 30V que é a tensão de trabalho do CI para que possa fornecer corrente suficiente para acender o led.

Se estes transistores estiverem bons o LED acenderá e ao variarmos o trimpot  (que está em série com resistor de 390 ou 470R servindo como limitador de corrente) veremos que a luminosidade do mesmo também variará.

E este teste garante que o CI está bom?

A melhor resposta para esta pergunta é: mais ou menos!

Ora, “então para que perder tempo com isso?”, talvez você deva estar querendo perguntar.

Não é perda de tempo, o teste garante que o estágio de saída não está em curto e, portanto não irá queimar o transistor chaveador.

Se ainda assim a fonte não funcionar e você “jura por tudo que lhe é mais sagrado” que já verificou TODOS os componentes da fonte, então é possível que o CI tenha um defeito interno que não o deixa oscilar e ai sim, só resta substituí-lo.

Será que vale a pena fazer este tipo de teste?

Se você é um técnico que tem dinheiro sobrando e basta estalar os dedos que o CI aparece na sua mão, eu diria que não vale a pena.

Agora se você não satisfaz as duas condições acima, então perca 5 ou 10 minutos (no máximo) e realize o teste. Certamente o tempo que você irá gastar para realiza-lo será muito menor do que se tiver que sair para comprá-lo ou esperar chegar pelo correio e depois descobrir que o CI não estava com defeito.

Antigamente os técnicos achavam que tudo era culpa das válvulas; atualmente muitos acham que tudo é culpa do CI e partem imediatamente para a troca dos mesmos e esquecem que resistores e capacitores são muito suscetíveis a falhas e que, às vezes, são eles que provocam a queima do CI.

Pense nisto antes de partir para “soluções radicais”.

Até sempre.

 

5/5 - (2 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

26 Comentários

  1. Mateus K

    Muito bom, no datashet do KA3842 da fairchild tem um esquema para teste so ci, funciona muito bem ele usa um 2n2222 com base no pino 4 pra relimentar para o pino 3 que é o sensor de temperatura, pode montar que funcionamuito bem, da prar variar a largura do pulso ate 50%, pagina 4 https://www.mouser.com/datasheet/2/149/KA3842B-1010724.pdf

    • Paulo Brites

      Ótima a sua contribuição. Vou testar assim que puder.

  2. José Carlos

    Valeu professor,este artigo mim ajudou muito.obrigado

    • Paulo Brites

      Que legal José Carlos, então passa para seus amigos. Não guarde o que aprendeu só para você.

      Abraços

  3. Pedro Cunha

    É do tempo das válvulas com eu! Kkkkk. Muito bom o artigo. Parabens.

    • Paulo Brites

      Bons tempos, ainda tenho um testador de válvulas por aqui, nunca se sabe ….
      Valeu

  4. Aécio Flavio

    Eu estou cansado de comprar CIs carimbados e/ou “originais” falsos, e maior dificuldade é saber se é falsificado ou verdadeiro. Como conserto caixas ativas ou amplificadas, muitos estão com fontes chaveadas e é difícil de encontrar esquemas, pior quando aparece novos CIs e frequentemente vem com invólucro estourado e notei a princípio que maioria dos falsificados simplesmente não dá partida !

    • Paulo Brites

      Caro Aécio
      Atualmente faço poucos reparos, mas quando faço só coloco estes tipos de peças comprado em lojas sérias nos Estados Unidos como Mouser e Farnell Passo o problema para o dono do aparelho.

  5. JoseMoreira

    Muito didático, parabéns.

    • Paulo Brites

      Obrigado pelo retorno, Moreira.

  6. wesley

    Olá amigo, bom dia, o ci uc 3842an funciona no lugar do uc3842b?

      • Wesley

        Bom dia caro colega, sou Wesley da pergunta do dia 20/12, eu estava com um transmissor de FM, que possui duas fontes de 700 watts, uma queimou, nessa fonte possui uma pequena placa com uc3842B que gera 18v para um regulador de 15v e 15v para alimentar outra placa que possui 1-uc3879 e 2-mic4424 com os terras separados, as duas placas estavam queimadas, revisei toda a placa com o 3842B que não tem mais que uns 20 componentes comuns, todos smd ,porém os capacitores nao tem os valores, comprei o 3842AN pois não encontrei o B na região, mas não funcionou, fiquei quase louco até que que desmontei a outra fonte e coloquei o 3842AN no lugar do B e funcionou,isso depois de uns 25 dias dando atenção pra fonte, coloquei o B no lugar do AN que também funcionou,aí fiquei louco mesmo e feliz ao mesmo tempo pois tinha duas placas com 3842 funcionando, revisei a placa com 3879 e mic4424, troquei por ir4427 pois não encontrei 4424, a placa com mic4424 estava com sinal de super aquecimento nos Cis, e quando coloquei pra funcionar os 4427 aqueciam muito e queimavam em seguida, fui a procura de defeito na placa do 3842 e ao encostar o ferro de solda em um capacitor ele se soltou, pois estava quebrado do outro lado, olhei o capacitor do lado dele que visualmente estava quebrado também, como eu fui atrás de fonte de not bocks, impressoras, com o mesmo circuito pra auxiliar, fiz a subistituição do capacitor que vai ao pino 4 do uc 3842 e acredite, funcionou a fonte, os 4427 não aqueceram mais, coloquei o AN pra testar que funcionou também e tudo voltou ao normal, o transmissor está funcionando OK, transmissor ELENOS ETG-1000 italiano. ralei um mês no transmissor por causa de um capacitor de 2k2 smd ,que já estava com problema e provavelmente provocava o aquecimento do 4424 , o capacitor vai ao pino 4 e a terra do 3842.com tudo isso acho que todos os cis 3842 A,B,P,AN funcionam um no lugar do outro se alterado o valor do capacitor do pino 4,Pronto falei,contei kkkkkkkkkkkkkk

        • Paulo Brites

          Muito bom o seu comentário aqui no blog pode ajudar outros técnicos. Agora pergunto: você entendeu porque a “falta” do cap no pino 4 fez a “confusão”? Ele o responsável pala frequência do oscilador do PWM sem ele a frequência “dispara” e aí BUUUUM.
          Com relação as letrinhas do 3842, há muitos anos eu vi alguma coisa sobre isto e até coloquei numa apostila dos meus cursos Vou ver se acho, pois não lembro mais dos detalhes, mas tem alguma coisa sobre “esse pode no lugar daquele, mas aquele não pode no lugar desse”.
          Parabéns pelo trabalho e fica a lição pra todo mundo: encontrou o PWM queimado dá uma olhada no cap/res do oscilador.

          • Wesley

            sim, altera frequência de funcionamento, a minha indignação maior nisso tudo foi de lembrar que 20 anos atrás ,eu consertava cerca de 5 televisores cce por dia em uma autorizada com esse ci na fonte, não tinha dificuldades em nada.mas foi boa a experiência, melhor ainda pois liguei no Apoio técnico do Rio de Janeiro que são os vendedores do transmissor pra pedir o esquema da fonte, e eles informaram que a fabricante não passa o esquema e que só uma pessoa no Brasil consegue consertar essa fonte sem esquema, pediram pra eu enviar pra eles, (lá cerca de 2 mil o conserto) mas a fonte é comunsinha como várias, vou retornar a ligação e dizer que agora são 2 no Brasil

            • Paulo Brites

              Liga pra eles e diz que agora tem duas, você cobra 1500 kkkk

  7. José Elton Alves da Silva

    Paulo,eu respeito muito o conhecimento de pessoas mais experientes,pois é através desse conhecimento que eu posso aprender muito mais. Obrigado por sua dica. Elton , Fortaleza.

    • Paulo Brites

      Obrigado Elton por te ajudar a aprender mais.
      A questão não é só ter o conhecimento e sim buscar por ele, destrinchá-lo e ter disposição de transmitir para as pessoas.
      Abraços carioca para o povo de Fortaleza.

  8. Arcangelo weber

    Obrigado amigo me ajudou muito e olha que trabalho com eletronica ha 45 anos
    Sou de Pouso Redondo SC

    • Paulo Brites

      Que bom Arcangelo, sempre podemos aprender algo novo. Dizem que quando a gente sabe todas as respostas a vida muda todas as perguntas.

  9. tristao soares

    Gostei bastante fiquei elucidado.
    obrigado.

    • Paulo Brites

      Ótimo, Soares
      Obrigado pelo retorno

  10. celso

    obrigado pela aula eu trabalhava com eletrônica mas infelismente eu esqueci tudo depois da aminèsia.estou tentando reaprender.já entrei na aulas de testar resistores capacitores e transisto.emesmo não acimilando eu continuo tentando.

    • paulobrites

      Olá Celso
      Na desista, continue tentando. Talvez o meu Livro de eletrônica lhe seja muito útil Dê uma olhada na versão de avaliação.
      Abraços e conte comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *